Largos anos dos seniores da região voltaram a ser enriquecidos

28.11.2019

Imagem do Baile de Carnaval

A 22.ª edição da Festa Sénior decorreu durante o ano para voltar a animar os já largos anos da vida dos seniores da região.

O evento teve início em janeiro com o IX Encontro Intermunicipal de Coros: Notas de Ano Novo, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, tendo chegado ao seu término, em outubro, com uma visita à Igreja de Santo Quintino, no Sobral de Monte Agraço.

Entre estas duas atividades, dezenas de outras de caráter artístico, formativo e lúdico decorreram no âmbito da iniciativa nos seis concelhos onde a mesma se desenrola (Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Bombarral e Arruda dos Vinhos), nas quais se contabilizou mais de cinco mil participações.

Dessas atividades, que corresponderam a um programa articulado e diversificado, sublinhe-se as realizadas no Concelho: o Baile de Carnaval, o Baile da Pinha e a Festa da Primavera, realizados no Pavilhão Multiusos; o espetáculo Fado a copo, que teve lugar no Teatro-Cine; a exibição do filme Parque Mayer, que aconteceu no Arena Shopping; e a atividade “No meu tempo era assim”, realizada no Atelier dos Brinquedos.

Relacionado com a Semana da Europa esteve patente no Centro Interpretativo das Linhas de Torres (Forte de S. Vicente) a exposição Perspetivas, elaborada por seniores dos seis concelhos que acolheram a Festa Sénior, em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e o Clube Europeu da Escola de São Gonçalo. Esta mostra, que esteve em itinerância pelos mesmos, partiu da ilustração de peças de um puzzle de grandes dimensões, que caracterizou as Linhas de Torres Vedras sob o olhar e perspetivas de todos os seus intervenientes.

Recorde-se que a Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono, fruto de uma iniciativa conjunta do Instituto da Segurança Social I.P. e das instituições de apoio a idosos dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, decorrendo inicialmente de forma concentrada durante o mês de outubro.

Ao longo do tempo, o certame foi objeto de várias reconceptualizações e reformulações visando adaptar-se às novas realidades e dinâmicas sociais e responder de forma mais adequada às necessidades dos seniores. Em 2012 passou a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada, com atividades mais diversificadas e a decorrerem durante todo o ano.

Atualmente, o evento assume-se como uma forte parceria intermunicipal, à qual se associou em 2016 também os municípios do Bombarral e de Arruda dos Vinhos, continuando a reunir em torno de objetivos comuns municípios, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades públicas e privadas de cariz social da região, num crescendo de atividades.

Fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores; promover a participação social ativa; valorizar a importância da ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento; desenvolver competências e aptidões; estimular a proximidade intergeracional; fomentar a participação ativa e continuada dos seniores em atividades que vão ao encontro das suas expectativas e interesses; proporcionar a aproximação do seu público-alvo a novas áreas temáticas; e rentabilizar espaços físicos e equipamentos, favorecendo a aproximação dos seniores aos mesmos, são os principais objetivos da Festa Sénior.

Última atualização: 29.11.2019 - 11:26 horas