Largos do centro histórico de Torres Vedras foram requalificados

02.10.2012

Imagem do concerto do grupo Torres Brass no Largo Infante D. Henrique

A face do centro histórico de Torres Vedras está a ser renovada.

Nesse âmbito foram recentemente requalificados os largos de S. Pedro, de Wellington e Infante D. Henrique (o que incluiu o restauro do Chafariz dos Canos), bem como arruamentos próximos aos mesmos.

Para convidar a população a fruir esses renovados espaços públicos a Câmara Municipal proporcionou durante o mês de setembro o programa Largo Co(n)vida que consistiu num conjunto de iniciativas na área da cultura e da moda.

Dessas iniciativas saliente-se o Befashion@Tvedras que aconteceu no dia 28 de setembro. Integrado neste evento realizou-se um desfile de moda no Largo de S. Pedro (com modelos que utilizaram roupas de lojas do centro histórico de Torres Vedras), tendo ainda sido proporcionada animação no mesmo, para além de “montras vivas” e descontos em lojas dessa zona. De referir que igualmente no âmbito do Befashion@Tvedras estabelecimentos comerciais do centro histórico torriense estiveram excecionalmente abertos durante o período noturno.

Também inserido no programa Largo Co(n)vida o grupo Formas de Fado realizou o espetáculo Fé, Amor e Saudade, no Largo de S. Pedro (no dia 14 de Setembro); o grupo Torres Brass atuou no Largo Infante D. Henrique (no dia 21 de Setembro); e a Camerata Vocal de Torres Vedras apresentou o espetáculo Sacred Concert, de Duke Ellington, no Largo de Wellington (no dia 29 de setembro).

Recorde-se que as obras de requalificação que estão a ser levadas a cabo no centro histórico de Torres Vedras integram-se no programa de acção Torres ao Centro – Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras, o qual representa um investimento total de cerca de 7,6M€ (co-financiado em 80% a 85% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro).

Inserido no Torres ao Centro já foi concluído o novo Mercado Municipal de Torres Vedras e adquirido para o mesmo o Invernadeiro (sendo este último projeto da responsabilidade da Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste), tendo ainda sido construído o Espaço Convida (projeto promovido pelo Centro Social Paroquial de Torres Vedras).

Mais informações sobre o programa Torres ao Centro podem ser consultadas no respetivo site (acessível em: www.torresaocentro.com).

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas