Torres Vedras

Linha do Oeste: impacto ambiental das obras de modernização com parecer positivo

07.06.2018

Linha do Oeste: impacto ambiental das obras de modernização com parecer positivo

O impacto ambiental das obras de modernização da Linha do Oeste obteve uma posição favorável da Agência Portuguesa do Ambiente – APA. A Declaração de Impacto Ambiental emitida pela entidade sublinha os impactos positivos do projeto, como o potencial aumento de passageiros na Linha.

Salvaguardando que os impactos negativos “são, na sua generalidade, suscetíveis de serem minimizados”, a posição favorável da APA é condicionada. Planos de monitorização do ruído, das vibrações, dos recursos hídricos e da biodiversidade, projeto de salvaguarda de rega em Óbidos, medidas de proteção de pessoas e bens, de reabilitação de linhas de água, de salvaguarda do património histórico e de minimização de outros impactos negativos são algumas das condicionantes impostas.

O projeto de modernização da Linha do Oeste, entre Meleças e as Caldas da Rainha, envolve um investimento total de 107 milhões de euros. Numa extensão total de 87 quilómetros, esta será uma das maiores intervenções ferroviárias efetuadas nos últimos anos no nosso país.

Com a emissão da Declaração de Impacto Ambiental, o concurso público pode agora ser lançado.

Última atualização: 08.06.2018 - 12:42 horas
voltar ao topo ↑