Torres Vedras

Livro de atas do Turres Veteras reúne comunicações sobre “Os santos e a identidade local”

05.04.2023

Fotografia do lançamento do livro.

Os Santos e a Identidade Local - Vidas, Hagiografias e Cultos é o livro de atas do XXIV Turres Veteras que foi apresentado no passado sábado, 1 de abril, no Convento de Nossa Senhora da Graça. A publicação reúne algumas das comunicações apresentadas por especialistas no decorrer do encontro sobre aquele tema, que decorreu nos dias 6 e 7 de maio de 2022.

No lançamento da obra, Carlos Guardado da Silva explicou que “sob este termo santos cabem realidades diversas”, começando por destacar “naturalmente, os homens e as mulheres que pelo seu exemplo foram, pela Igreja Católica Romana ou vox populi, eleitos santos”, mas também os apóstolos e os anjos.

O professor e investigador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa coordenou o livro, que contempla 13 comunicações. O lançamento também contou a participação de Herculano Alves, André Simões, Beatriz Caldeira, Armando Norte e Susana Tavares Pedro, autores de algumas das comunicações agora publicadas.

“O Turres Veteras alavanca a investigação nova e cria, simultaneamente, um contexto difusor de conhecimentos que são refletidos e apropriados pelos diferentes agentes de mediação educativa e cultural” afirmou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, destacando a parceria com o Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

A apresentação terminou com um programa musical em flauta transversal interpretado por Ricardo Meira, composto por quatro obras de Johann Joachim Quantz.

A 25.ª edição do Turres Veteras irá decorrer sob o tema “Mulheres” entre os dias 11 e 13 de maio. O programa terá curadoria coletiva e convidará à deambulação pela cidade à descoberta da toponímia no feminino.

Última atualização: 05.04.2023 - 17:58 horas
voltar ao topo ↑