Livro “Ministros & Matrafonas” apresentado perante uma plateia de foliões

15.01.2024

livro ministros e matrafonas

No dia 13 de janeiro foi apresentado o livro “Ministros & Matrafonas” no Auditório da Paços - Galeria Municipal, perante uma plateia repleta de foliões.

O presidente da associação, Miguel Rodrigues, tomou da palavra e referiu que este livro é uma homenagem feita aos companheiros que no passado fizeram o Carnaval de Torres Vedras acontecer, crescer e ser parte da identidade torriense, bem como aos que, no presente, vivem esta festa tão intensamente. “É um legado que deixamos aos que farão com que o Carnaval aconteça no futuro”. Acrescentou ainda que os Ministros e Matrafonas são uma família teimosa, que nunca desiste de levar o Carnaval a vários sítios e estar presente, o que foi também referido pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.

A autarca deu os parabéns à associação pela obra, que orgulha todos os que gostam do Carnaval. Referiu que muitas destas figuras que fazem parte dos Ministros e Matrafonas são icónicas do Carnaval de Torres Vedras e que fazer a recolha destas memórias é importantíssimo para que se vá contando alguma da história popular do nosso Carnaval. Por isso mesmo, esta iniciativa, inserida na comemoração do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, cumpre com os objetivos propostos que passavam por deixar um legado para o futuro.

Luís Cristóvão, autor de alguns dos textos que acompanham as imagens do livro, a par do historiador Venerando de Matos, referiu a importância que têm os Ministros e Matrafonas não só no Carnaval, mas para toda a comunidade no seu dia a dia e fora da sede. O autor lançou o desafio aos foliões para que façam o registo das suas memórias de Carnaval, de modo a que possam contribuir para perpetuar a sua história.  “Contem a vossa história, porque é que estão no Carnaval, nas vossas associações, quem é que vos convidou, quais foram os bailes a que foram e os bares que frequentam”.

A seleção das fotografias foi feita por Carlos Miguel e Inês Mourão. Para Carlos Miguel, em cada fotografia há várias histórias, para os que viveram essa história e para os seus figurantes. Deixou uma palavra de agradecimento aos Ministros e Matrafonas, que referenciou como a matriz das associações carnavalescas, pelo livro, “que todos os torrienses vão gostar de ler e partilhar com os amigos”.

A Antero Valério coube a paginação do livro, que pode ser adquirido na papelaria União, pontos de venda da Câmara Municipal, Promotorres e na sede dos Ministros e Matrafonas. O valor é de 20€ para sócios e 25€ para não sócios.

Publicado: 15.01.2024 - 12:59 horas