Livro que reúne as comunicações do XXV Turres Vedras foi apresentado

Imagem de momento de aloução de Carlos Guardado da Silva

O tema “Mulheres” é abordado historicamente de forma transversal numa publicação que foi apresentada na tarde do passado dia 20 de abril, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Trata-se do livro de atas relativas à 25.ª edição do Turres Veteras, que é, recorde-se, um conceituado encontro de História que se realiza anualmente em Torres Vedras - organizado pelo Município e pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a parceria do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã - e em que se aborda em cada uma das suas edições um tema específico, de pertinência para o estudo da história, da identidade e da memória do Concelho e da região Oeste, e, também, para o da própria história de Portugal e do Mundo.

Na sessão de lançamento do livro das atas relativas à edição do ano transato do Turres Veteras (a 25.ª) marcou presença a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que contribuíram com as suas investigações para que a publicação seja uma realidade, sendo que o resultado das mesmas é agora assim disponibilizado a investigadores, professores, estudantes e mediadores culturais. Nesse seguimento, Ana Umbelino afirmou que o momento se revestia de um significado particular, na medida em que se constituía como uma celebração do conhecimento e da cultura enquanto horizontes de liberdade.

Também o membro da comissão organizadora do Turres Veteras e coordenador da publicação que estava a ser publicamente apresentada, Carlos Guardado da Silva, enalteceu o trabalho de investigação que tem tornado possível a realização do referido encontro de História, trabalho esse que, segundo este académico, tem sido efetuado com generosidade. Ainda na sua intervenção, Carlos Guardado da Silva destacou a riqueza dos 16 textos que constituem o livro que resultou do XXV Turres Veteras, os quais se consubstanciam numa abordagem interessante e plural.

Esses textos são da autoria de: Luísa Afonso Soares (Estudos sobre as Mulheres, Estudos Feministas e Estudos de Género: Confluências e Dissidências), Vasco Gil Mantas (A presença quase invisível: A Mulher na epigrafia romana da Região Oeste), André Simões (Santa Helena e a investigação da Santa Cruz), Ana Maria Rodrigues (As rainhas e Torres Vedras no século XV: uma relação atribulada), Isabel de Pina Baleiras (Dona Maria Teles: ascenção e queda na teia de poder da Coroa fernandina (1371-1379), Inês Olaia (Alenquer e Torres Vedras no final da Idade Média: uma história comum em torno das rainhas?), Manuela Santos Silva (Cartas da rainha D. Filipa de Lencastre: a Chancelaria da rainha e a correspondência com a família), Ana Luísa Sonsino (Christina na casa das rainhas: um espelho francês para as mulheres de Avis?), Maria Filomena Frade (As mulheres religiosas e a escrita da memória), Carlos Margaça Veiga (A infanta D. Maria: Governo e ação social no senhorio de Torres Vedras), Margaria Póvoa («Porque os vestidos se fizeraõ para cobrir o corpo»: Corte e moda feminina no reinado de D. Pedro II (1683- 1706), Célia Reis (Henriques Nogueira e as Mulheres), Irene Vaquinhas (Flappers, Garçonnes e cabelos à Joãozinho: A mulher moderna num mundo em mudança), Cecília Travanca Rodrigues (Desporto no feminino: o caso torriense), Venerando Aspra de Matos (Mulheres torrienses na resistência ao Estado Novo) e Ana Aranha (As mulheres na ditadura: Prisão, exílio e clandestinidade).

De referir que na sessão de lançamento do livro das atas do XXV Turres Veteras vários destes estudiosos realizaram breves apresentações das comunicações de sua autoria que integram a publicação.

Ainda nessa sessão, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal abordou a próxima edição do Turres Veteras, que se realizará entre os dias 9 e 11 de maio, subordinada ao tema “Democracia e Cidadania”, tendo Carlos Guardado da Silva apresentado o programa da mesma.

A este propósito é de mencionar que já estão abertas as inscrições para a 26.ª edição do Turres Vedras, as quais podem ser efetuadas no site da Câmara Municipal.

Refira-se ainda que o livro de atas do XXV Turres Veteras - uma edição da Colibri, da Câmara Municipal e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - poderá vir a ser adquirido no Museu Municipal Leonel Trindade, na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo de Torres Vedras.

Última atualização: 02.05.2024 - 14:20 horas