“Magia” da “Oeste Infantil” voltou a encantar milhares de crianças

03.06.2013

A ciência e os cientistas foram as “estrelas” da edição deste ano da Grande Festa da Criança – XXIV Oeste Infantil.

Entre os dias 27 de maio e 1 de junho milhares de crianças voltaram a participar neste evento realizado, como habitualmente, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, o qual se constitui como uma marca e uma referência na infância de muitos…

“Leonardo da Vinci”, “Cientistas Musicais”, “A Ciência do Humor”, “Dinolândia”, “Laboratório das Sensações”, “Há vida na Terra”, “Tecnologia do Azeite”, “O monstro do vulcão”, “A Ciência ligada à investigação policial e à arte”, “Os Fraldocientistas”, “Mini Einsteins”, “Da Flor ao Mel” e “Fenómenos da Natureza” foram os temas de alguns dos ateliês interativos da Grande Festa da Criança nos quais se proporcionaram experiências lúdico-pedagógicas variadas e divertidas.

A grande novidade da edição de 2013 do certame foi o facto de se ter assumido como um “eco-evento”, fruto de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a empresa Valorsul (que procede ao encaminhamento e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho). Nesse âmbito, as escolas participantes na Oeste Infantil deram o seu contributo ao nível da reciclagem, não só por meio das práticas de cada criança, mas também mediante a entrega de resíduos.

Como já é habitual, o evento esteve aberto à comunidade no seu último dia, que coincidiu com o Dia Mundial da Criança (1 de junho), durante o qual se proporcionou várias atividades, nomeadamente danças de salão, uma atuação coral, uma ação de sensibilização sobre mobilidade, uma demonstração cinotécnica, e a apresentação de projetos de caráter científico e de trabalhos dos ateliês Empreender Criança realizados por alunos do 4.º ano de escolaridade do concelho, bem como do livro Cão por Deus &outros contos (da autoria de Filipa M. Ribeiro e Carlos Garrido).

A Grande Festa da Criança foi mais uma vez organizada pela Câmara Municipal em colaboração com estabelecimentos de ensino de carácter público, particular, solidário e profissional do concelho.

Última atualização: 19.07.2013 - 15:39 horas