Mais uma Unidade de Saúde Familiar entrou em funcionamento no concelho…

10.12.2015

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Cruz entrou hoje em funcionamento.

Esta unidade funciona no edifício da sede da Junta da Freguesia da Silveira, em dez gabinetes existentes no rés-do-chão e primeiro andar do mesmo, que estão agora ligados por elevador. De referir que este edifício onde já funcionava o Centro de Saúde e a Junta da Freguesia da Silveira e o posto de correios da localidade foi remodelado e ampliado, uma intervenção que ascendeu a cerca de 180 mil euros, suportados por aquela autarquia e pela Câmara Municipal.

Esta USF serve neste momento cerca de 9 mil utentes e nela trabalham quatro médicos e outros tantos enfermeiros. Abrangerá a partir do próximo ano também a freguesia da Ponte do Rol, para o que está previsto a introdução de mais um médico e de um enfermeiro nesta unidade. De realçar que até ao momento cerca de 50% dos habitantes da freguesia da Silveira não tinham médico de família devido à falta de condições do centro de saúde da mesma.

No ato formal que marcou a entrada em funcionamento da USF da Silveira, o presidente da Junta da Freguesia, Luís Pedro Silva, frisou precisamente a falta de condições que anteriormente existiam na unidade de saúde local e a insatisfação da população causada por esse facto, tendo elogiado o médico David Rodrigues, oriundo da freguesia e que exerce atualmente funções na recém-aberta unidade, pelo seu contributo para a criação da mesma.

Já o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, salientou a importância do Poder Local no apoio à Saúde embora não tenha competências nessa área e referiu o exemplo do excelente trabalho que as USF's de Torres Vedras têm efetuado, tendo demonstrado o desejo de criação de novas destas unidades no concelho, o que foi anunciado por Gonçalves André, presidente do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste-Sul, como intenção, para os próximos anos.

De referir ainda que a breve prazo a Junta da Freguesia da Silveira terá um novo edifício que se localizará perto do atual, o que libertará mais espaço para o funcionamento da USF.

Última atualização: 12.03.2020 - 15:34 horas