Mar foi o mote para a Noite e Dia dos Museus em Torres Vedras

20.05.2014

“(…) e afinal a armada invasora transformou-se em uma frota de bacalhau, que boa estava fazendo, como não tardou a ver-se pelo apetite (…) Enfim, pior que a vergonha de esperar o francês e ver chegar o bacalhau, seria contar com o bacalhau e entrar o francês (…).

Este excerto do livro O Memorial do Convento, de José Saramago, foi um dos distribuídos no Museu Municipal Leonel Trindade no jantar da Noite Europeia dos Museus que se realizou no dia 17 de maio.

Esse equipamento cultural municipal voltou a acolher esta efeméride, que em Torres Vedras teve como temática o mar e em especial o peixe e o bacalhau. Por isso, também naquela noite, para além de um jantar que teve como ementa o bacalhau, foi exibido no museu municipal torriense o filme A Campanha do Argus, tendo ainda se proporcionado um ateliê de expressão plástica para crianças subordinado à referida temática.

No dia seguinte foi a vez de se comemorar por todo o mundo o Dia Internacional dos Museus, ao qual também aderiu mais uma vez o Museu Leonel Trindade, dando continuidade à temática do dia anterior, com um workshop de modelação de cerâmica orientado pela artista torriense Olga Neves e centrado em elementos marinhos e com uma pequena exposição de peças de cerâmica da autoria desta ceramista.

Em ambos os dias foram proporcionadas neste museu visitas livres às exposições do mesmo (que também contêm várias referências de ictiologia), já que é objetivo das referidas efemérides aproximar os museus e as respetivas comunidades.

Estas atividades em Torres Vedras contaram com o apoio das empresas Bacalhau - Constantinos, SA e Ribeiralves, Lda e a colaboração da Câmara Municipal de Ílhavo e da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.

Última atualização: 24.08.2020 - 17:53 horas