Marta Lee

01.01.2019

Marta Lee

Marta Pereira nasceu em 1981 nas Caldas da Rainha, mas viveu e estudou até ao ensino secundário em Torres Vedras. Com o nome artístico Marta Lee inspirado no conceito “Be water, my friend...” do mestre Bruce Lee que ensina a fluir e a contornar obstáculos, desde sempre esteve sob a influência das artes quer por parte do seu pai, engenheiro civil apaixonado por pintura, fotografia e viagens, quer pelas viagens que ela, a mãe e o irmão faziam de carro pela Europa. Teve assim, como diz, “o primeiro contacto com as obras dos grandes mestres, aqueles que só vimos nos livros”. Também estudou flauta, ballet e, juntando tudo como que a criação de uma poção mágica no caldeirão, nasce o talento de criar arte.

Concluiu Licenciatura em Artes Plásticas na ESAD (Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha) e, desde então até 2016, passou por várias formações na área das artes.

Deu início ao seu percurso profissional nas Artes Plásticas, com especialização em escultura. A sua primeira opção de escolha era design de moda, mas não tinha média para estudar essa área e não disse "não" a este desafio que se revelou bastante enriquecedor e abrangente e que lhe permitiu adquirir as bases fundamentais para compreender as artes visuais.

Trabalhou como escultora na Gulliver onde teve a oportunidade de participar em projetos fantásticos tais como as rotundas das “Uvas”, em Catefica e a dos “Anzóis”, em Santa Cruz.

Descobriu-se enquanto ilustradora aquando da sua colaboração com a escritora Ana Meireles, dando vida aos seus contos através do uso de variados materiais e técnicas de ilustração. Foi aqui que surgiu a ideia de ilustrar tecido e substituiu assim o papel pelo têxtil dando forma ao seu projeto de customização de roupa. Procurou formação na área e foi convidada a estagiar na Levi’s Tailor Shop que é um projeto recente em Portugal de personalização de peças da marca. Presentemente é customizadora da marca Levi’s Portugal tendo já colaborado com músicos como os D’Alva e David Carreira, as apresentadoras Isabel Figueira e Carina Caldeira e a atriz Inês Castelo Branco. Paralelamente, desenvolve o seu serviço de customização baseado nos princípios: reutilizar, reduzir e reciclar, tendo como objetivo recuperar peças de roupa já sem uso acrescentando-lhes valor único e pessoal através da pintura, bordado ou outras técnicas manuais. Marta Lee procura tirar partido dos imprevistos como uma mancha, um detalhe de costura ou de um rasgão da peça. Normalmente o cliente dá-lhe os seus insights (um lettering, um tema) em seguida faz um esboço direto na peça de roupa, propõe a composição e depois o resto é magia!

Apresenta as suas criações no evento Be-Fashion em santa Cruz que promove marcas e autores locais, mas também em outros desfiles de moda como AMARSUL Eco Fashion no Barreiro ou XVI Festival Internacional de Óbidos. Participou e colaborou de várias formas em eventos e programas ligados à moda, como “Moda Lisboa – Boundless” ou “What’s up – Olhar a Moda” da RTP2.

Considera-se uma artista multidisciplinar que explora novos caminhos através da pintura, ilustração e moda.

Para ela, o processo criativo não é linear nem formatado, mas orgânico e experimental e o resultado final é sempre uma surpresa muito gratificante onde todos os trabalhos são únicos.

Crédito da fotografia: Inez Becho Rebello

Última atualização: 26.09.2019 - 12:39 horas