Melhores vinhos e pastéis de feijão do concelho foram premiados

05.11.2012

Entrega do prémio à Pastelaria Flor

Os prémios relativos às provas cegas de pastéis de feijão e de vinhos realizadas no âmbito das Festas da Cidade 012 foram entregues no sábado, dia 3 de novembro, no Pavilhão Multiusos.

Relativamente ao concurso “O Pastel de Feijão de Torres Vedras 2012”, que decorreu de uma prova cega de marcas de pastéis de feijão de Torres Vedras realizada no dia 25 de outubro com um júri especializado (constituído por Edite Robalo, Chefe João Tomás, Chefe António Marques, Chefe Marlene Vieira, Diogo Esteves, José Vieira e Eng.ª Antonieta Terra Queimada), sob coordenação da associação Qualifica, refira-se que o mesmo integrou 16 participantes (Coroa, Carmitas, Maria Adelaide, Brasão, Império, Serra da Vila, A Brasileira de Torres, Havaneza, Doce do Oeste, Trigo Dourado, O Segundo, Paloma Blanca, Pãozinho da Avenida, Cantinho Amarelo, Sotopal e Pastelaria Flor) e foi ganho por esta última marca. Assim, durante 2013, a Câmara Municipal utilizará os pastéis de feijão da Pastelaria Flor nas suas ofertas institucionais.

Já a prova cega de vinhos das Festas da Cidade apresentou este ano duas componentes (vinho branco e vinho tinto), tendo sido coordenada mais uma vez pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária de Dois Portos. O seu painel de provadores foi constituído pelos seguintes elementos: Eng.ª Ilda Caldeira, Filomena Duarte (ambas desta última entidade), Eng.ª Lisete Lucas, Eng.ª Alexandra Mendes (ambas da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa), Eng.º Vasco Miguel (da Confraria dos Enófilos da Estremadura), Manuel Miranda (da Associação de Escanções de Portugal) e Gonçalo Alves (do restaurante Império, em representação do setor da restauração).

Na prova cega de vinhos brancos estiveram a concurso 9 produtos: Fulgor 2011 (da Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda), Dory 2011 (da Quinta da Archeira – Sociedade Agrícola, Lda), Casal Figueira – António 2011 (de António Carvalho, Herdeiros), Quinta da Barreira 2010 (da Quinta da Barreira, SA), Pynga Selection 2010 (do Vale da Capucha, Lda), Património 2010 (de António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda), Velhos Tempos. Reserva 2010 (da Adega Cooperativa da Carvoeira), Fonte Santa 2010 (de Santos e Santos, Lda) e Fonte das Moças. Reserva 2006 (de João Melícias – Unipessoal, Lda). O vencedor desta prova foi o vinho regional de Lisboa Pynga Selection 2010.

Já na prova cega de vinhos tintos concorreram 13 vinhos: Velhos Tempos. 2010 (da Adega Cooperativa da Carvoeira), Fonte Santa 2010 (de Santos e Santos, Lda), Pinta Negra 2010 (da Quinta da Archeira – Sociedade Agrícola, Lda), Alma Vitis 2010 (da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa), Quinta da Barreira - Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Reserva 2010 (da Quinta da Barreira, SA), Quinta da Almiara 2009 (da Quinta da Almiara - Sociedade Vitivinícola, SA), Casal Castelão - Cabernet Sauvignon 2009 (da Sociedade Vinhos Casal do Castelão, Lda), Quinta da Folgorosa 2009 (da Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa), Fonte das Moças 2009 (de João Melícias – Unipessoal, Lda), Património 2009 (de António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda), Telhadouro 2009 (da Sociedade Vitivinícola do Formigal, Lda), Marco Velho. Escolha 2008 (da Adega Cooperativa de Dois Portos) e Casa Boa. Homenagem. Reserva 2007 (da Sociedade Agrícola Quinta da Casa Boa, Lda). O vinho regional de Lisboa Fonte das Moças 2009 foi o vencedor desta prova, sendo por isso utilizado durante o próximo ano nas ofertas institucionais da Câmara Municipal.

O 2.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras e o 1.º Festival do Vinho de Torres Vedras, em que se integraram as referidas provas cegas, prosseguem até dia 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos, com mostra e venda de produtos (o que inclui a apresentação de marcas do dia) e outras ações.

Estas iniciativas realizam-se no espaço das “tasquinhas” das Festas da Cidade, no qual são proporcionadas diariamente, também até ao dia 10 de novembro, 11 “tasquinhas” a cargo de juntas de freguesia do concelho, a venda de artesanato e doçaria, bem como um programa de animação diário.

De referir que as Festas da Cidade de Torres Vedras 2012 são organizadas pela Câmara Municipal, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e Fagor e têm como água oficial as Águas do Vimeiro.

O 2.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras é também organizado pela Câmara Municipal, conta com os apoios da associação Qualifica, Biotrab e produtores de pastéis de feijão do concelho e o patrocínio da Fagor.

O 1.º Festival do Vinho de Torres Vedras é igualmente organizado pela Câmara Municipal com o apoio dos produtores privados e das adegas cooperativas do concelho, bem como da Associação de Agricultores de Torres Vedras.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:22 horas