Milhares de "eco estudantes" reuniram-se de novo em Torres Vedras

16.10.2015

Torres Vedras foi pela segunda vez o ponto de encontro das "eco escolas" portuguesas.

No dia 14 de outubro o Parque Regional de Exposições acolheu, à semelhança do que acontecera em 2008, o Dia das Bandeiras Verdes, evento no qual são entregues os galardões do projeto Eco-Escolas, uma iniciativa internacional que em Portugal é dinamizada pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Recorde-se que para receberem estes galardões entidades ligadas à educação tiveram de desenvolver durante o transato ano letivo trabalho no domínio ambiental e da sustentabilidade, seguindo uma metodologia própria e abrangendo um conjunto de temas pré-definidos.

1178 Bandeiras Verdes foram entregues na ocasião, tendo o concelho se destacado regionalmente neste particular, já que 18 estabelecimentos de ensino do mesmo receberam este galardão (jardins-de-Infância da Boavista-Olheiros e da Ponte do Rol, Jardim Escola João de Deus, escolas básicas do 1.º ciclo e jardim-de-infância do Ameal, de Dois Portos e da Ventosa, escolas básicas do 1.º ciclo da Freiria e de Torres Vedras, Externato “O Mundo da Criança”, Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, Escola Internacional de Torres Vedras, escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do Maxial e de S. Gonçalo, Externato de Penafirme, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Secundária Henriques Nogueira e Instituto Superior Politécnico do Oeste).

O Município recebeu mais uma vez o certificado de Município-parceiro do Eco-Escolas, devido ao facto de ter apoiado trabalho relacionado com este projeto realizado por estabelecimentos de ensino do concelho.

Aquela festa, que reuniu milhares de professores, alunos e autarcas de todo o país, constituiu-se como a primeira ação comemorativa dos 20 anos da implementação do programa Eco Escolas em Portugal.

No decorrer desse evento teve lugar uma “Eco Mostra” na qual estiveram representadas cerca de uma centena de entidades relacionadas com a área do Ambiente que deram a conhecer trabalhos como exposições, jogos ou ateliês.

No Dia das Bandeiras Verdes foram ainda premiadas as escolas com trabalhos que se distinguiram no âmbito dos vários desafios/projetos do Eco Escolas.

De referir ainda que a sessão da tarde, que terminou com a entrega das Bandeiras Verdes, contou com atuações de diversas escolas bem como da Foco Musical e de "Zoi, o super-herói".

O evento foi organizado em parceria com a Câmara Municipal.

Última atualização: 07.04.2020 - 21:52 horas