Ministra da Coesão Territorial visitou o antigo Sanatório do Barro

14.03.2023

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou o antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, no dia 13 de março, com o objetivo de conhecer, com maior detalhe, o programa funcional do Campus dedicado à saúde que será desenvolvido neste local.

Pretende-se que as várias unidades funcionais previstas, de prestação de cuidados de saúde, ensino e investigação, funcionem de uma forma integrada e complementar, o que se traduz num desafio acrescido na procura dos instrumentos de financiamento adequados no atual quadro comunitário do Portugal 2030, tendo sido esta a questão central na reunião tida com a ministra Ana Abrunhosa, que veio acompanhada pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

A ministra da Coesão Territorial destacou o papel fundamental da autarquia no desenvolvimento deste projeto estratégico e na captação de parceiros da Academia, referindo-se à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, pelo valor acrescido que as atividades de ensino, assistenciais e de investigação podem trazer a este território. Dada a natureza transversal do projeto, foi sugerido pela ministra o envolvimento próximo das áreas governativas da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para além da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e do presidente da Assembleia Municipal, José Correia, estiveram presentes no encontro o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico Fonseca, e o presidente do Conselho Pedagógico, Joaquim Ferreira, instituição parceira do Município neste projeto.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa assinaram um memorando de entendimento para a criação do Torres Vedras Health Park for Multidisciplinary Care. O equipamento combinará cuidados de saúde assistenciais à comunidade, formação de profissionais de saúde na área dos cuidados de saúde primários e cuidados multidisciplinares, investigação clínica e tecnológica nestes domínios.

Publicado: 14.03.2023 - 17:03 horas