Torres Vedras

Ministra do Mar visitou "Carnaval de Torres"

11.02.2018

Em Domingo Gordo, o Carnaval de Torres, que tem este ano como tema “Mares e Oceanos”, recebeu apropriadamente a visita da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A governante foi recebida no edifício da Câmara Municipal pelo presidente da autarquia, Carlos Bernardes, num ato em que também esteve presente o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o secretário de estado das Autarquias Locais, o torriense Carlos Miguel, e a presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.

Nesse dia Suas Altezas os Reis do Carnaval de Torres atribuíram os títulos de "Condessa do Mar Alto e da Pesca à Linha" a Ana Paula Vitorino e de "Conde da Onda de Descentralização" a Eduardo Cabrita. O Decreto Real "elevou" ainda Maria Joaquina Matos a "Condessa da Praia da Luz e Grutas do Algarve". 

De referir que para além deste município geminado com Torres Vedras, também outros geminados com o Município estão representados no Carnaval de Torres, nomeadamente os de Wellington e Villenave d’ Ornon, para além de refugiados trazidos a Torres Vedras por intermédio do Conselho Português para os Refugiados também estarem de visita ao "Carnaval mais português de Portugal".

A intervenção do presidente da Câmara Municipal teve início com uma contextualização do Carnaval de Torres Vedras, nomeadamente no que se refere à sua história, programa e características, tendo frisado o seu impacto mediático nacional e internacional e o esforço da respetiva organização para que o mesmo tenha sustentabilidade financeira.

Mais concretamente no que concerne à relação entre a temática do evento e o território gerido pela Câmara Municipal, Carlos Bernardes referiu o galardão Quality Coast atribuído ao concelho enquanto área costeira, o projeto de dinamização económica da costa de Torres Vedras Ecomar, o festival de desportos de ondas Santa Cruz Ocean Spirit, a etapa de surf do WQS (World Qualifying Series) que tem-se realizado nos últimos anos nesta estância balnear, para além das obras de requalificação da orla costeira que estão a ser executadas nas praias Formosa e Azul.

A este propósito o presidente da Câmara Municipal frisou o facto de Torres Vedras ser o concelho da região que tem captado mais fundos comunitários no âmbito do programa Portugal 2020, referindo as obras nas áreas da educação e da saúde que estão previstas avançar nos próximos anos com financiamento dos mesmos.

A ministra do Mar, por seu lado, congratulou-se com o tema que este ano foi escolhido para o Entrudo torriense, tendo feito referência a iniciativas que o Governo pretende levar a efeito no âmbito da literacia oceânica. Ana Paula Vitorino reiterou ainda o apoio que o Governo pretende continuar a dar aos desportos náuticos, bem como a intenção do mesmo em prosseguir a sua política de descentralização de competências para as autarquias.

Depois de cantados os parabéns ao presidente da Câmara Municipal, que este ano celebra o seu aniversário em pleno Carnaval, a comitiva partiu para um périplo pelo corso, que incluiu a entrega de prémios do concurso de grupos de mascarados realizado ontem à noite.