Mobilidade Sustentável foi tema de reflexão e experimentação

26.05.2015

Numa época em que as reservas de combustíveis fósseis vão-se esgotando e procuram-se alternativas aos mesmos na área dos transportes também de forma a diminuir a poluição e a melhorar a qualidade de vida das populações, a Câmara Municipal escolheu para tema das suas décimas primeiras conferências sobre ambiente e qualidade de vida a “Mobilidade Sustentável”.

A palestra final desta edição das mesmas aconteceu no dia 23 de maio, no Dolce CampoReal Lisboa, na qual esta temática foi abordada sob diversos prismas.

Após a mensagem de boas vindas proferida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que referiu a importância estratégica da Mobilidade Sustentável para o Município, Catarina Celada (da Inteli) levou a cabo nessa palestra uma apresentação intitulada “A mobilidade sustentável como transformação económica e social”, em que abordou a importância da mobilidade como fator preponderante nas cidades inteligentes (smart cities) e nas cidades do futuro.

Miguel Finisterra, da Lexus Coimbra, apresentou seguidamente uma solução híbrida, de motor elétrico e motor de explosão, desta marca nipónica, capaz de aliar qualidade, performance e baixas emissões poluentes, numa intervenção intitulada “As novas tecnologias de mobilidade que vão mudar a economia”.

Na segunda parte desta conferência a jornalista Bárbara Barroso, responsável pelo caderno económico “Dinheiro Vivo” do Diário de Notícias, moderou um debate sobre “Os desafios das empresas na nova era da mobilidade” em que participaram Francisco Gomes (dos Transportes Paulo Duarte), José Botas (da Nissan), Laurinda Martins (da Barraqueiro Oeste), Carlos Jesus (da Zeev), Carlos Costa (da Mitsubishi) e Ana Margarida Santos (da Toitorres). Nesta mesa redonda verificou-se que é transversal a muitas organizações apostarem em soluções mais económicas e mais ecológicas nos transportes, o que a mobilidade elétrica oferece.

No final, os cerca de 60 participantes tiveram oportunidade de conduzir uma das 15 viaturas elétricas e híbridas que as marcas Nissan, Renault, Toyota, Mitsubishi, Tesla (Zeev) e Lexus colocaram à disposição para teste.

O ciclo de conferências sobre ambiente e qualidade de vida promovido pela Câmara Municipal apresentou este ano um formato diferente, tendo a novidade do mesmo se relacionado com a realização de palestras destinadas à comunidade escolar, as quais decorreram entre os dias 4 e 22 de maio. Cerca de 620 alunos (do Externato de Penafirme, da Escola Secundária Madeira Torres, do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, da Escola Secundária Henriques Nogueira, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e da Escola Internacional de Torres Vedras) assistiram a essas palestras que tiveram como oradores Adélia Simões, da Câmara Municipal (que abordou a temática das deslocações a pé), César Costa, da Promotorres (que expôs o projeto “Agostinhas”), Laurinda Martins, da empresa Barraqueiro Oeste (que falou sobre os benefícios dos transportes públicos), e Mónica Camacho, da Peugeot, José Botas, da Nissan, Carlos Jesus, da Zeev, Carlos Costa, da Mitsubishi, e Ricardo Oliveira, da Renault (que abordaram a temática dos veículos elétricos).

De referir que estas cinco últimas empresas disponibilizaram no final destas palestras escolares veículos elétricos para experimentação.

Opte por uma mobilidade sustentável!

Última atualização: 17.04.2020 - 14:17 horas