Montras de Torres Vedras tiveram mais “encanto” na época de Natal

03.01.2012

Momento da entrega do prémio a Rui Gato

As montras da zona central de Torres Vedras tiveram um toque de arte e classe especial durante este Natal.

Tal deveu-se à realização da exposição/concurso Montrarte, que decorreu de 8 a 24 de dezembro, mediante a qual se desafiou um conjunto de criadores (artistas plásticos, designers, vitrinistas, fotógrafos e arquitetos) a intervencionarem artisticamente montras de vários estabelecimentos comerciais que aderiram à iniciativa (Temptations, Hema Sapataria, Betty New, Ivantorres, Casinha dos Avós, Lucilã, Xamativa, Modas Luís Pereira, Corte Ideal Modas, ABC, Top 24, Sapataria Caracol, Garb, Carsportiv, Ana´s Closet, Palm Springs International, Centro Óptico de Torres, Pax Óptica, Oculista Central Torreense, A União, Manel Sport, Casa Primavera e Casa Moreira).

O prémio atribuído pelo júri deste evento recaiu sobre a intervenção de Rui Gato na Casa Moreira, ao passo que o prémio do público (resultado de cerca de 2600 votos) coube a Nuno Vaza que intervencionou a montra da Carsportif. A entrega destes prémios aconteceu no dia 24 de dezembro, na praça do Mercado Municipal de Torres Vedras.

Participaram ainda nesta iniciativa que aliou a arte à economia: Ana Henriques, André Trindade, André Venceslau, Andreia Gomes, Antero Valério, Catarina Sobreiro, Cláudia Correia, Joana Pereira, Philipe  Coelho, João Faustino e Vanessa Éffe, Leonor Brilha, Lucília Póvoa, Nuno Valentim, Patrícia Sobreiro, Paulo Seco, Rita Bonifácio, Patrícia Duarte, Vânia Barradas, Filipe Gonçalves, Susana Fonseca e Susana Luís.

De referir ainda que integrado no evento realizou-se uma conversa em que se abordou o mesmo, no dia 9 de dezembro, no café "A Brazlieira de Torres", a qual reuniu vários dos respetivos intervenientes.

Criar uma ligação estética entre o trabalho dos artistas e a valorização dos produtos comercializados, bem como atrair o olhar dos visitantes, tornando a zona central de Torres Vedras um pólo de criatividade foram, em suma, os principais objectivos da Montrarte – Montras com Arte de Torres Vedras.

A iniciativa foi organizada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura e integrou-se na campanha de apoio ao comércio tradicional levada a cabo pelo Município e a ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste) durante a época natalícia, tendo contado com o apoio destas duas últimas entidades.

Um evento que trouxe “magia” ao Natal de Torres Vedras…

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas