Município associou-se à 14.ª edição da iniciativa Reflorestação Nacional

04.01.2024

Imagem de ação de plantação realizada no

O Município de Torres Vedras voltou, em 2023, a associar-se à iniciativa de reflorestação de âmbito nacional promovida pelo movimento Plantar Portugal.

De referir que a Reflorestação Nacional realiza-se todos anos por altura da celebração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), tendo recentemente decorrido a sua 14.ª edição. O programa de ações promovidas pelo Município foi vasto, salientando-se as de plantação de árvores.

Dessas, realce-se as que tiveram lugar na propriedade municipal “Casal Ventoso” (vulgarmente conhecida como “Pinhal do Karting”, localizada junto à localidade de Santa Cruz), mais concretamente: no dia 10 de novembro, com a colaboração de elementos da Sociedade de História Natural e de alunos do curso de Ciências Farmacêuticas da LISBONPH; no dia 17 de novembro, com a colaboração da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e da Carbot; no dia 18 de novembro, com a colaboração da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e do Rotaract Club de Torres Vedras; no dia 25 de novembro, com a colaboração do agrupamento de escuteiros da Ventosa e da população em geral; e no dia 29 de novembro, com a colaboração de alunos do Externato de Penafirme. Nessas ações, as quais envolveram 205 participantes e abrangeram uma área de cinco hectares, e que incluíram também a execução da remoção e do controlo de uma espécie exótica invasora lenhosa (a acácia), foram plantadas 2.168 árvores de espécies autóctones (560 pinheiros-manso, 1.500 pinheiros-bravo e 108 medronheiros).

De realçar também as ações de plantação levadas a cabo na Serra do Socorro, nos dias 15, 20, 22 e 27 de novembro (com a colaboração de 196 alunos da Escola Básica Carlos Bernardes). Nessas ações, em que também se procedeu à manutenção de espaços arborizados em anos anteriores (numa propriedade da Junta da Freguesia de Turcifal), foram plantadas, numa área de um hectare, 500 árvores autóctones (entre pinheiros-manso, medronheiros, sobreiros, carvalhos-português, alfarrobeiras e zambujeiros).

Ainda no âmbito da recente edição da iniciativa Reflorestação Nacional, o Município promoveu ações de plantação em outros cinco locais. Uma aconteceu no Parque Verde de Runa, no dia 15 de novembro (com a colaboração de 30 alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal), tendo nessa ação, em que foi também realizada formação, relacionada nomeadamente com a poda de árvores e a utilização de ferramentas (tais como motorroçadoras e podadoras), sido plantado um bosquete com 40 árvores e arbustos autóctones. Outra teve lugar numa propriedade municipal situada nas imediações do Castro do Zambujal, no dia 16 de novembro (com a colaboração de 44 alunos da Escola Básica da Ventosa), tendo nessa ação, que abrangeu uma área de 2.650 m2, sido plantadas 170 árvores autóctones (entre pinheiros-manso, medronheiros, sobreiros, carvalhos-português e alfarrobeiras). Já no futuro Parque Verde de Vila Facaia, no dia 25 de novembro, com a colaboração de 50 pessoas (entre elementos da Junta da Freguesia do Ramalhal e munícipes), foram plantados 142 árvores e arbustos autóctones. No perímetro urbano da Cidade, por seu lado, mais concretamente numa propriedade municipal situada junto à Variante Poente, no dia 27 de novembro, com a colaboração da Associação de Caçadores de Torres Vedras, foram plantados 22 elementos arbóreos autóctones relacionados com a atividade cinegética (seis medronheiros, seis zimbros e 10 murtas). E na envolvente da mata do Convento do Varatojo, no dia 28 de novembro, com a colaboração de 40 alunos da Escola Básica do Varatojo, foram plantadas 30 árvores e arbustos autóctones.

De salientar também as ações de cedência de elementos arbóreos autóctones, especialmente as realizadas nos Viveiros Municipais, onde, nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, foram entregues 13.083 árvores e arbustos (pinheiros-manso, pinheiros-bravo, medronheiros, sobreiros, carvalhos-português, freixos, azinheiras, plátanos-bastardo, alfarrobeiras, ciprestes do Buçaco, carvalhos-alvarinho, loureiros, teixos, salgueiros, azevinhos, bétulas, ciprestes comum, amieiros e lentiscos), a 683 munícipes e entidades coletivas. No Mercado Municipal, por seu turno, no passado dia 23 de novembro, foram cedidas 286 árvores autóctones (pinheiros, azevinhos, sobreiros, carvalhos, teixos e medronheiros) a outros tantos munícipes.

Referência ainda, do programa de ações promovidas pelo Município relativas à recente edição da iniciativa Reflorestação Nacional, para uma caminhada realizada em matas envolventes ao Castro do Zambujal, na manhã do dia 25 de novembro, que contou com 40 participantes, que, ao longo de 7 km de trilhos, tiveram oportunidade de tomar conhecimento e contactar com património natural e cultural existente na zona próxima desse sítio arqueológico.

Última atualização: 05.01.2024 - 11:04 horas