Município associou-se ao Dia Internacional da Cidade Educadora

05.12.2019

Imagem da exposição

“Escutar a Cidade para a Transformar” foi este ano o tema do Dia Internacional da Cidade Educadora, celebrado a 30 de novembro.

O Município associou-se a esta efeméride dando destaque a algumas das atividades que tem estado a desenvolver relacionadas com a mesma.

Uma delas foi o acolhimento no edifício da Câmara Municipal da exposição itinerante da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, entre os dias 25 e 29 de novembro, com o que se pretendeu, de forma atrativa, aproximar a Carta das Cidades Educadoras da população, partilhando com os munícipes os princípios que suportam o compromisso de uma Cidade Educadora.

Também no mesmo espaço continua patente a exposição 100 anos da Escola Secundária Municipal de Torres Vedras, que enquadra a criação da escola secundária local no contexto mais lato de um país que se queria modernizado e de uma região que, de forma gradual, foi acompanhando o respetivo processo.

Igualmente no âmbito da associação do Município ao Dia Internacional da Cidade Educadora, foi lançado o projeto “Fora da Caixa”. Trata-se de um projeto itinerante que pretende percorrer os estabelecimentos de ensino do Concelho, auscultando os alunos sobre as mudanças a que pretendem assistir na sua escola e na sua cidade, promovendo-se desta forma a participação pública das crianças. Os grupos/turmas que participam no projeto serão posteriormente convidados a assistir às reuniões de câmara públicas a realizar nas suas freguesias, onde apresentarão um manifesto ao presidente da Câmara Municipal.

Ainda relacionado com o Dia Internacional da Cidade Educadora, de referir que durante novembro o Município dinamizou a iniciativa Mês da Ciência e da Tecnologia, com vista à promoção da aprendizagem em contexto experimental e à melhoria da literacia científica das crianças e jovens, a qual consistiu em diversas atividades de promoção e divulgação da cultura científica, dirigidas, fundamentalmente, ao público escolar.

Recorde-se que o Município é desde 2011 membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e da respetiva rede internacional, pertencendo à comissão coordenadora desta primeira entidade desde 2015, para a qual foi reeleito para o biénio 2019/2020.

Última atualização: 06.12.2019 - 10:46 horas