Município assumiu compromisso na área da Economia Circular

09.07.2020

Torres Vedras continua a reforçar o seu compromisso para com a Economia Circular.

Nesse desiderato, o Município foi uma das entidades signatárias do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, documento assinado entre a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e 84 entidades públicas e privadas.

Os compromissos previstos nesse pacto, promovido pela CCDRC enquanto responsável pela coordenação da Agenda Regional de Economia Circular do Centro, assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região Centro do país para uma economia de base circular.

O compromisso do Município no âmbito do referido pacto relaciona-se com o Combate ao Desperdício, o que passa pela continuação do desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, abrangendo todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar da rede pública do Concelho. De referir que este programa prevê o seguinte conjunto de ações: aquisição de bens alimentares a produtores locais (empresas localizadas no Concelho); formação a ministrar a docentes sobre os conceitos-base da produção biológica em contexto prático; promoção do contacto direto dos alunos com produtos hortícolas; refeições escolares confecionadas pelo Município (em parte através de instituições particulares de solidariedade social) para a totalidade dos alunos abrangidos; e redução do desperdício alimentar inerente ao consumo de refeições.

As propostas incluídas no Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro serão monitorizadas por cada entidade respetiva, devendo ser reportado à CCDRC, semestralmente, o ponto de situação das ações, as quais serão concretizadas até junho de 2021.

Mais informação pode ser consultada no site da Agenda Regional de Economia Circular do Centro.

Última atualização: 10.07.2020 - 11:41 horas