Município distinguido no âmbito da Acessibilidade e Mobilidade para Todos

30.05.2013

Vice-presidente da câmara municipal recebeu a distinção

O Município de Torres Vedras foi distinguido pelas boas práticas adotadas e desenvolvidas no âmbito da acessibilidade e mobilidade para todos, numa cerimónia que decorreu no passado dia 24 de maio, na Fundação Serralves (Porto) e que foi promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.

Nesta cerimónia, em que o Município de Torres Vedras foi representado pelo seu vice-presidente, Carlos Bernardes, foi distinguido o trabalho de desenvolvimento de políticas integradas de promoção da acessibilidade e dos modos suaves de deslocação que o município tem vindo a concretizar na última década; e destacou-se, no conjunto dos principais municípios nacionais, o trabalho que Torres Vedras  desenvolveu no que respeita à conceção e desenvolvimento sustentável de todo os seu território.

Esta distinção reflete um esforço empenhado nas temáticas da promoção da acessibilidade aos cidadãos com mobilidade reduzida, da implementação de políticas sustentáveis de mobilidade e, de forma transversal, ao nível da qualidade ambiental.

No âmbito da mobilidade, o destaque vai para o desenvolvimento de várias ações como a Semana Europeia da Mobilidade, Plano Estratégico da Mobilidade, Plano da Mobilidade Elétrica, Plano da Rede de Ciclovias, entre outros.
Já em matéria de acessibilidade, o Município de Torres Vedras  foi dos primeiros municípios a aderir ao projeto RAMPA, para o desenvolvimento dos planos setoriais da cidade, sedes de freguesias e do litoral. As acessibilidades das praias têm sido também uma grande aposta, facto que veio contribuir, entre outros parâmetros de avaliação cumpridos, para lhe ter sido atribuído o Galardão QualityCoast.

Esta é uma distinção que espelha o trabalho contínuo em prol da promoção da qualidade de vida dos habitantes de todo o território e de todos os que o visitam, desenvolvido pelos autarcas, técnicos da autarquia e da comunidade em geral, através de políticas integradas e promotoras de um território para todos.

Publicado: 30.05.2013 - 14:14 horas