Município foi de novo distinguido pelas suas medidas de apoio às famílias

08.11.2013

Torres Vedras foi um dos 37 municípios do país que recebeu no dia 6 de novembro a bandeira verde da iniciativa "Autarquia + Familiarmente Responsável 2013".

Essa distinção foi entregue, como já é habitual, no auditório da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

A atribuição da referida bandeira resulta de um inquérito realizado a nível nacional aos municípios, mediante o qual são analisadas as políticas de apoio à família dos mesmos. Do vasto conjunto de iniciativas municipais relacionadas com o apoio à família refira-se algumas: na área da educação, a oferta de atividades de enriquecimento curricular para além das legalmente obrigatórias (nomeadamente da natação), a dinamização do programa Tempo de Férias, o apoio à aprendizagem ao longo da vida, o acompanhamento dado a gabinetes de apoio ao aluno e à família e o auxílio concedido a famílias beneficiárias de 3.º escalão do abono de família com alunos com necessidades educativas especiais; numa área de caráter mais estritamente social, a dinamização da Rede Social local e do Banco Local de Voluntariado e o apoio ao Centro de Bens Doados; na área da saúde, a criação do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência, a realização de ações de sensibilização sobre tabagismo e outros consumos, a execução de estudos e diagnósticos no domínio da saúde e a organização da Feira da Saúde; e na área específica do apoio à população sénior, a dinamização do Clube Sénior, das Oficinas do Saber, do projeto municipal de desporto sénior, do projeto Idosos Saudáveis e Ativos, dos passeios de verão, da Oficina Domiciliária ou da Festa Sénior.

De realçar que desde que a mencionada distinção começou a ser atribuída por aquele observatório (em 2009), o qual foi criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o Município foi sempre merecedor da mesma. Por esse facto foi-lhe ainda atribuído na referida ocasião uma menção honrosa, à semelhança do que aconteceu com outros municípios que também receberam a citada bandeira pelo terceiro ano consecutivo.

Mais informações sobre as ações do Município na área do apoio à família podem ser consultadas no site do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Última atualização: 20.12.2013 - 17:00 horas