Município promoveu ação de formação sobre "Poluição dos Oceanos"

16.05.2014

Decorreu no dia 14 de maio, no Centro de Educação Ambiental, uma ação de formação sobre poluição dos oceanos.

Esta iniciativa insere-se nas atividades de educação ambiental promovidas pela Câmara Municipal, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2014.

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e, por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos. Contudo na sociedade industrializada da atualidade chegou-se a um estado de desequilíbrio do ambiente marinho originado pela poluição, sobrepesca, pesca ilegal e destrutiva, alteração de habitats, aumento do CO2, alterações climáticas e ameaça de invasão por espécies exóticas.

Pretendeu-se com esta ação de formação divulgar e informar para a necessidade de proteção e sustentabilidade das atividades que são desenvolvidas nas praias e de salvaguarda dos interesses de conservação da natureza e biodiversidade dos oceanos, elegendo como primeira medida a sensibilização de todos para a redução de produção de resíduos plásticos.

A sessão de abertura desta ação de formação foi realizada por Laura Rodrigues (vereadora da Educação da Câmara Municipal) e por Fátima Vieira (directora geral da Associação Bandeira Azul da Europa).

As apresentações ficaram a cargo das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul da Europa (Fátima Vieira); Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (Paula Sobral); Agência Portuguesa do Ambiente (Isabel Moura, Margarida Nunes e Jorge Neves); Zoomarine (João Neves); Externato de Penafirme (João Paulo Santos).

Esta ação de formação teve como destinatários principais: professores e educadores, concessionários de apoios de praia, responsáveis de unidades hoteleiras, escolas de surf, juntas de freguesia e técnicos de autarquias.

Última atualização: 30.04.2020 - 18:08 horas