Museu Municipal levou a cabo recentemente várias ações

22.05.2012

Imagem de uma visita-guiada ao centro histórico de Torres Vedras dinamizada no âmbito do Dia Internacional dos Museus

Várias iniciativas de âmbito internacional relacionadas com a atividade dos museus contaram recentemente com a adesão do Museu Municipal Leonel Trindade.

Uma dessas foi a Noite Europeia dos Museus, que teve a sua oitava edição no dia 19 de maio em milhares de museus por toda a Europa, promovida pelo Ministério da Cultura de França. Localmente, aquele museu torriense aderiu à iniciativa proporcionando no seu espaço um jantar em que se pôde degustar iguarias regionais, o que foi antecedido de uma conferência sobre o Bufete da Maceira (móvel histórico onde foi assinado o Armistício após a Batalha do Vimeiro) e procedido por uma atuação do Rancho Folclórico da Colaria. Durante a noite daquele dia foram também facultadas visitas gratuitas às exposições patentes no Museu Municipal.

No dia anterior fora comemorado por todo o mundo o Dia Internacional dos Museus, iniciativa criada em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. O Museu Leonel Trindade aderiu à efeméride organizando visitas-guiadas para a comunidade escolar ao património do centro histórico de Torres Vedras e às exposições que estão patentes no seu espaço, ações em que participaram cerca de 80 alunos dos 1.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Já no dia 18 de abril o Museu Municipal associara-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iniciativa dinamizada desde 1982 pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), com a leitura encenada do livro “Um País Silencioso” (da autoria de Carlos Guardado da Silva) no seu espaço, a que assistiram cerca de 100 crianças do 1.º ciclo do ensino básico e que contou com o envolvimento do Clube Sénior da Câmara Municipal. As mesmas realizaram ainda visitas à exposição sobre a Guerra Peninsular patente neste museu.

Aproximar os museus das respetivas comunidades, consciencializar as mesmas para o trabalho e o património desses equipamentos culturais e sensibilizar para a importância do património cultural em geral, são, em suma, os principais objetivos das referidas iniciativas…

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas