Novo Hospital do Oeste será construído no Bombarral

27.06.2023

O novo Hospital do Oeste, que irá servir os concelhos da Região Oeste, entre os quais Torres Vedras, vai ser construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, num prazo estimado de cinco anos. A decisão foi anunciada hoje pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, numa reunião que decorreu na Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), nas Caldas da Rainha.

"Não há nenhuma dúvida de que a população do Oeste merece um hospital muito mais diferenciado e de muito maior dimensão", disse Manuel Pizarro, acrescentando que tal "só é possível transformando o atual centro hospitalar, com várias unidades dispersas em várias cidades, num único edifício que tenha uma certa centralidade e permita essa concentração [de serviços] que vai permitir a diferenciação técnica do hospital".

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, mostrou-se satisfeita por finalmente haver uma decisão sobre a localização do futuro hospital: “esta era a localização apresentada no estudo da OesteCIM e que salvaguarda os interesses dos torrienses e de todos os oestinos”. A autarca adiantou, ainda, que ficou acordado com o ministro a manutenção da unidade hospitalar de Torres Vedras, e para tal “será criado um grupo de trabalho para determinar quais as valências que ficam nesta unidade”.

O Ministério da Saúde vai começar, desde já, a estudar as hipóteses de financiamento, que poderão passar por uma parceria público-privada, para que o novo hospital esteja concluído no prazo de cinco anos. A decisão sobre o modelo contratual deverá ser anunciada no outono.

O futuro Hospital do Oeste terá cerca de 480 camas e irá integrar 95% das valências da Região.

Publicado: 27.06.2023 - 18:54 horas