"O doce sabor de Torres Vedras" foi mais uma vez promovido

13.11.2013

Festival do Pastel de Feijão 2013

Cada vez mais quem passa por Torres Vedras não passa sem uma caixa de pastel de feijão levar!

Também por essa razão a Câmara Municipal organizou pelo terceiro ano consecutivo o Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras, que decorreu no Pavilhão Multiusos, entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro, como sempre, no âmbito das Festas da Cidade.

Nesse local teve lugar uma mostra e venda de pastéis de feijão com a promoção diária de uma ou mais marcas (17 no total) bem como workshops de confeção deste produto levados a cabo por vários produtores.

No âmbito deste festival foi apresentado e comercializado “provavelmente o maior pastel de feijão do mundo”, um projeto realizado pela Escola de Serviços e Comércio do Oeste, o Rotaract, a Pastelaria Brasão, a Oesteagric, o Rotary Club de Torres Vedras e a Câmara Municipal. Os fundos obtidos com a venda desse bolo reverteram para o serviço social dos alunos deste estabelecimento de ensino.

Também inserido neste festival do pastel de feijão teve lugar os concursos “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” e “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2013”. Este primeiro concurso foi ganho pela pasteleira Márcia Vieira, tendo ainda concorrido no mesmo a Sotopal e Luís Henrique Silva. O júri desse concurso foi constituído por Marlene Vieira (restaurante Avenue), Jorge Ferreira (formador de pastelaria na Escola de Serviços e Comércio do Oeste) e Ana Duarte (Moinhos da Capucha).

Já aquele segundo concurso foi ganho pela Fábrica Coroa, tendo ainda participado no mesmo: Carmitas, Maria Adelaide Silva, Brasão, Império, Serra da Vila, A Brasileira de Torres, Havaneza, Doce do Oeste, O Segundo, Furinho, San Marco, Pãozinho da Avenida, Cantinho Amarelo, Pastelaria Flor, Pérola do Atlântico e Sotopal. O júri desse concurso, que foi coordenado pela associação Qualifica, teve como elementos: Edite Robalo, Renato Valente, Chefe Marlene Vieira, Antonieta Quinta Queimada, Maria do Carmo Lopes e Perpétua Lourenço. A marca Coroa será utilizada pela Câmara Municipal nas suas ofertas institucionais durante 2014.

O anúncio dos vencedores dos referidos concursos aconteceu no dia 9 de novembro, no Pavilhão Multiusos.

Em relação a este "delicioso sabor da nossa terra", a grande novidade chegou no Feriado Municipal de Torres Vedras, 11 de novembro: o Pastel de Feijão de Torres Vedras é já uma marca coletiva de associação registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O 3.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras contou com o patrocínio do Arena Shopping e os apoios da Qualifica, Associação Comercial e Industrial da Região Oeste, Fagor e Biotrab.

As Festas da Cidade foram também organizadas pela Câmara Municipal, contaram igualmente com o patrocínio do Arena Shopping e o apoio da Biotrab e da Fagor, e tiveram a Água do Vimeiro como água oficial.

Pastel de feijão, “o doce sabor de Torres Vedras”…

Última atualização: 04.10.2022 - 13:07 horas