Obra "Pelotão" homenageia os ciclistas torrienses e Joaquim Agostinho

11.07.2017

Foi inaugurada, no passado dia 8 de julho, a obra de arte “Pelotão”, da autoria do artista Nuno Vasa, instalada na rotunda da entrada nascente da cidade de Torres Vedras, junto ao Arena Shopping e que homenageia os ciclistas de Torres Vedras, com destaque para o grande ciclista torriense Joaquim Agostinho. Esta ação aconteceu durante a realização do 40.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, que decorreu de 5 a 9 de julho.

Esta obra nasceu da vontade de um grupo de cidadãos amantes da bicicleta e do ciclismo que apresentou, em reunião de câmara, uma proposta no sentido da cidade poder ter uma escultura alusiva à modalidade. Assim, e nesta sequência, o artista Nuno Vasa partiu do tema proposto pela autarquia “O Ciclismo e Joaquim Agostinho” e criou o “Pelotão”, “na qual representa, de forma figurativa, diversas silhuetas em vazio de ciclistas, incluindo Joaquim Agostinho, num total de 31 chapas em aço corten alinhadas, criando assim um movimento induzido ao girar em torno do Pelotão que pedala e protege o camisola amarela Joaquim Agostinho rumo à vitória”.

No ato inaugural desta obra, abençoada pelo Padre George Paikada, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, homenageou, pela entrega de réplica de um dos ciclistas do pelotão, Francisco Manuel Fernandes, pela realização do 40.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho; Ana Agostinho, viúva de Joaquim Agostinho; João Batista Paulo, primeiro subscritor do abaixo-assinado que deu origem a esta obra; e o autor Nuno Vasa.

“Pelotão” é uma produção de Nuno Vasa, Silfesan Metalomecânica e Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 21.02.2019 - 11:53 horas