Órgãos de gestão da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira reuniram-se pela segunda vez

15.12.2014

A segunda reunião ordinária dos órgãos de gestão da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (comissão diretiva e conselho consultivo respetivos) teve lugar no dia 3 de dezembro, no centro interpretativo da mesma.

Estiveram presentes nesta reunião 21 elementos representando as instituições que integram esse conselho consultivo (Sociedade de História Natural, Junta da Freguesia do Turcifal, União das Freguesias de Dois Portos e Runa, Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, FLOREST - Associação dos Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura, Portucel Soporcel Florestal - Sociedade de Desenvolvimento Agro-Florest, S.A., Guarda Nacional Republicana - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Clube Ecomotor, Académico de Torres Vedras, Associação Transforma, Centro de Convívio, Recreativo e Cultural de Casal de Barbas, Associação  Cultural Recreativa e Desportiva do Furadouro, Confederação dos Agricultores de Portugal, Associação de Agricultores de Torres Vedras, Associação de Caçadores da Freguesia de Turcifal, Autoestradas do Litoral Oeste, S.A. e Associação de Horticultores de Torres Vedras), três elementos da referida comissão diretiva, quatro elementos do grupo de trabalho da Câmara Municipal para aquela área de paisagem protegida, e o vice-presidente e vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, Carlos Bernardes.

A reunião teve como resultado a aprovação, por unanimidade, da proposta de plano de atividades daqueles órgãos de gestão para 2015, que inclui os trabalhos para elaboração do plano de ordenamento e gestão da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, a criação de um observatório da paisagem e a constituição de um conselho científico para esta área de paisagem protegida. Nesta reunião foram apresentadas as atividades realizadas durante o ano de 2014 pelos referidos órgãos de gestão, tendo ainda sido aprovada a ata da primeira reunião dos mesmos em que teve lugar a tomada de posse dos seus vários conselheiros, a eleição do presidente do conselho consultivo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (Bruno Camilo Silva, da Sociedade de História Natural), bem como a apresentação da comissão diretiva da mesma.

Tendo em conta a importância do estatuto desta área protegida, as propostas de atividades para 2015 foram amplamente debatidas, designadamente os objetivos e trabalhos previstos para a mesma.

A próxima reunião ordinária dos órgãos de gestão da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira está prevista para abril.

Última atualização: 29.04.2020 - 18:17 horas