Os números da situação epidemiológica da COVID-19

28.07.2020

Imagem em que se lê

Diariamente, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras divulga a situação epidemiológica da COVID-19 no Concelho através das plataformas digitais da Câmara Municipal de Torres Vedras. O artigo apresenta a situação atual no território, assim como o total acumulado desde que a pandemia chegou ao Concelho.

O número de casos confirmados representa o total acumulado de casos confirmados por teste de SARS-CoV-2 desde a chegada da COVID-19 ao Concelho.

Os casos são considerados ativos quando é detetado SARS-CoV-2 através de um teste. O número de casos ativos representa, por isso, o número total de infetados num determinado momento. Este número é obtido através da subtração de casos recuperados ao número de casos confirmados.

Os casos recuperados são todos aqueles que foram anteriormente confirmados, mas que, entretanto, se tornaram assintomáticos e que realizaram um teste, tendo obtido resultado negativo (sem presença de SARS-CoV-2). O número apresentado é um total acumulado.

Os casos em vigilância são pessoas assintomáticas, mas que tiveram contacto com pessoas infetadas. Estes podem estar em vigilância passiva (número não apresentado) se são contactos de baixo risco com pessoas infetadas e que fazem auto-monitorização de sintomas, ou podem estar em vigilância ativa se são contactos de alto risco que são acompanhados diariamente pela Unidade de Saúde Pública. Estes últimos são apresentados sob a forma de número atual de pessoas nessas condições.

As pessoas que apresentam sintomas de COVID-19 ou os casos em vigilância que passem a apresentar sintomas são classificados como casos suspeitos até ser obtido o resultado de um teste. O número é apresentado sob a forma de casos a aguardar resultado num determinado dia.

Acompanhe aqui o desenvolvimento da situação epidemiológica no Concelho.

Publicado: 28.07.2020 - 16:42 horas