“Património Sustentável” do Concelho foi desenhado no âmbito do “(a)Riscar o Património”

03.10.2022

Imagem do grupo participante no Parque Verde da Várzea

“Património Sustentável” foi este ano o tema do “(a)Riscar o Património - Heritage Sketching”, encontro de desenho ao qual o Município se tem associado desde a sua primeira edição, que aconteceu em 2014.

Devido à escolha daquele tema para a edição deste ano desse encontro, a atividade realizada em 2022 no âmbito do mesmo no Concelho partiu do Centro de Educação Ambiental e do Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, tendo sido organizada pela Câmara Municipal com o apoio da Junta da Freguesia de S. Pedro da Cadeira.

Recorde-se que o “(a)Riscar o Património” constitui-se como um encontro nacional de desenho, que se realiza num conjunto de concelhos cujos municípios são convidados, sendo organizado pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal. Importa também referir que o “(a)Riscar o Património” integra a programação das Jornadas Europeias do Património.

Cerca de 30 desenhadores participaram na atividade realizada este ano no Concelho no âmbito do “(a)Riscar o Património”, a qual decorreu no passado dia 24 de setembro. A mesma teve início pela manhã, no Centro de Educação Ambiental, tendo se estendido durante este período do dia a outros locais do Parque Verde da Várzea. Após a partilha de desenhos e o almoço, os participantes na atividade deslocaram-se até à Assenta, onde tiveram oportunidade de desenhar o recente Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul (criado a partir da requalificação do edifício do antigo posto da guarda fiscal da localidade), o porto de pesca da mesma e outros espaços próximos.

Mais informação sobre a iniciativa “(a)Riscar o Património” pode ser consultada no respetivo site.

Última atualização: 04.10.2022 - 11:27 horas