Plano de Acção da Agenda 21 Local de Torres Vedras elaborado
21.01.2010
Promover o desenvolvimento sustentável do concelho de forma a melhorar a qualidade de vida da sua população é o objectivo do Plano de Acção da Agenda 21 Local de Torres Vedras que já está elaborado.
De referir que a promoção do desenvolvimento sustentável a nível local passa por criar comunidades com uma economia forte e viável; socialmente justas, inclusivas e em paz; eco-eficientes; e com boa governação.
Saliente-se que cerca de 500 cidadãos participaram nos fóruns realizados no âmbito da Agenda 21 Local de Torres Vedras, nos quais se identificaram os principais desafios ao desenvolvimento do concelho e as suas potencialidades, bem como temas e projectos visando o desenvolvimento sustentável do mesmo.
Com base no trabalho efectuado nesses fóruns e num diagnóstico (concebido a partir da análise de estudos, planos e outros documentos de âmbito local e regional e de entrevistas realizadas a presidentes de juntas de freguesia do concelho) elaborou-se o Plano de Acção da Agenda 21 Local de Torres Vedras que preconiza 69 acções que se distribuem pelos 10 Compromissos de Aalborg: governância; gestão local para a sustentabilidade; bens comuns naturais; consumo responsável e opções de estilo de vida; planeamento e desenho urbano; melhor mobilidade, menos tráfego; acção local para a saúde; economia local dinâmica e sustentável; equidade e justiça social; e do local para o global.
Para a implementação deste plano que tem 2015 como horizonte temporal foi constituída uma equipa multi-disciplinar.
Esse documento pode ser consultado neste site (em: www.cm-tvedras.pt/viver/ambiente/planos/agenda21).
Recorde-se que a Agenda 21 Local de Torres Vedras tem sido levada a cabo no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.