Plano distrital para a época de incêndios foi apresentado em Torres Vedras

29.04.2016

O Plano de Operações Distrital para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios foi apresentado ontem, dia 28 de abril, no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

A abrir a sessão o presidente da Câmara Municipal salientou a importância do poder local na prevenção de incêndios, nomeadamente por meio do trabalho de prevenção realizado pelos gabinetes técnicos de prevenção florestal. Carlos Bernardes referiu também a importância das equipas de sapadores florestais na componente da prevenção, tendo por isso apelado à integração dos mesmos nos quadros de pessoal dos municípios.

Seguiu-se a apresentação do referido plano por Carlos Mata (comandante operacional distrital de Lisboa), que salientou a importância do apoio das autarquias e entidades locais na prestação de socorro.

A terminar teve a palavra o secretário de estado da Administração Interna que afirmou ter acolhido com agrado a ideia da integração dos sapadores florestais nos quadros dos municípios. Jorge Gomes também salientou a importância do papel destes na proteção civil, tendo revelado que é sua intenção descentralizar competências para as câmaras municipais e criar atribuições para as juntas de freguesia nessa área.

Segundo a caracterização do distrito de Lisboa em termos florestais, o concelho integra-se num “conjunto importante de manchas florestais de eucalipto” , com “vulnerabilidade elevada, com importância económica, para a conservação e para o enquadramento e estética da paisagem”.

Com o Plano de Operações Distrital para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios garante-se, a nível distrital, “a arquitetura da estrutura de direção, comando e controlo, a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, a articulação e otimização da atuação operacional das forças integrantes do Sistema Integrado das Operações de Proteção e Socorro, dos organismos e instituições envolvidas ou a envolver nas operações de defesa da floresta contra incêndios”.

De referir que esta sessão foi organizada com o apoio da Câmara Municipal.

Última atualização: 05.02.2020 - 12:34 horas