Plano estratégico municipal para o turismo foi lançado

26.02.2016

Cerca de 50 agentes do setor do turismo do concelho participaram no lançamento do Plano Estratégico para o Turismo do Município, que teve lugar no dia 23 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal.

De referir que a Câmara Municipal encontra-se atualmente a desenvolver o seu plano estratégico para o turismo, com o objetivo de dotar o respetivo território de mais um instrumento de planeamento estratégico, para a prossecução de um modelo de desenvolvimento integrado e competitivo para o mesmo.

A metodologia adotada visa o envolvimento dos agentes locais procurando, desta forma, a elaboração de um diagnóstico participado e de uma estratégia consensualizada.

Este plano estratégico para o turismo será levado a cabo por uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal e pelos agentes do setor que foram chamados a colaborar nesta primeira fase (Diagnóstico do Território) mediante a resposta a um inquérito online. Em abril será realizada outra sessão de participação pública onde os agentes terão oportunidade de revelar quais as medidas e ações que consideram mais importantes para o desenvolvimento territorial do turismo no concelho.

Nesta primeira fase de elaboração do referido plano será também realizado um questionário na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que decorrerá entre 2 e 6 de março, com o objetivo de percecionar a imagem que os visitantes/turistas têm do concelho.

Na segunda fase de elaboração do documento (designada como Planeamento) serão ainda chamados a intervir no processo instituições/organizações que detém capacidade de intervenção turística no território, como a Oeste CIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste), o Turismo do Centro e associações locais.

Desta forma pretende-se criar uma plataforma de entendimento entre os diversos atores por forma a produzir um instrumento racional e equilibrado com vista ao desenvolvimento de uma política de turismo municipal assente em pilares de governância e sustentabilidade.

Para qualquer informação adicional está disponível o email: pet.torresvedras@cm-tvedras.pt.

Última atualização: 09.03.2020 - 16:00 horas