Plano Orientador de Prevenção Florestal

02.11.2005

O Plano Orientador de Prevenção Florestal para o concelho foi, recentemente, elaborado.
O documento, que resultou de um Protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a Associação "Florest", consiste numa caracterização da área florestal do município, num diagnóstico da mesma e na sugestão de medidas de prevenção apropriadas.
As acções previstas neste Plano, candidatáveis à Medida AGRIS, contemplam operações de silvicultura preventiva, intervenções ao nível de infra-estruturas (caminhos, marcos e pontos de água), sinalização de estruturas de defesa da floresta contra incêndios e construção de Parques de lazer. No âmbito da candidatura ao Programa AGRO, está definida a elaboração de cartografia digital, arborizações, aproveitamento da regeneração natural, substituição de povoamentos, beneficiações de espaços florestais e respectivas infra-estruturas. Este conjunto de intervenções será concretizado até 2008, estando, ainda, programadas, a curto e médio prazo, outras acções, como a redução de combustível e o aproveitamento da biomassa florestal.
De referir, também, que, no passado dia 7 de Outubro realizou-se, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, um Exercício de Comunicações via rádio, que contou com o apoio da Associação de Radioamadores do Oeste, em que foi testado o novo equipamento adquirido pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, a utilizar em situações de emergência.

Última atualização: 28.10.2016 - 19:56 horas