População do concelho aumentou o quíntuplo em relação ao crescimento nacional

20.01.2012

A população do concelho aumentou em 10% entre os Censos de 2001 e os de 2011 (de 72.250 para 79.465 habitantes), ao passo que o crescimento populacional nacional neste período intercensitário se fixou em 2%.

Esta é uma das conclusões que se pode retirar da análise aos resultados provisórios dos Censos 2011, divulgados recentemente.

Ainda segundo estes resultados, das freguesias do concelho, em 12 registou-se um aumento do número de habitantes (A dos Cunhados, Campelos, Monte Redondo, Ponte do Rol, Ramalhal, Santa Maria do Castelo e S. Miguel, S. Pedro da Cadeira, S. Pedro e Santiago, Silveira, Turcifal, Ventosa e Maceira) e em 8 um decréscimo (Carmões, Carvoeira, Dois Portos, Freiria, Matacães, Maxial, Runa e Outeiro da Cabeça).

De realçar que os maiores aumentos populacionais no concelho verificaram-se nas freguesias de Santa Maria do Castelo e S. Miguel e da Silveira (31,7% e 31,3%, respetivamente), seguindo-se A dos Cunhados (22%).

Já a freguesia mais populosa do concelho – S. Pedro e Santiago (com 17.965 habitantes) – mantém-se estável em termos de variação populacional (registando um aumento de 2,4%).

Refira-se que a Câmara Municipal apoiou a realização daquela operação estatística.

Em anexo podem ser consultados dados provisórios mais pormenorizados do Censos 2011 relativos ao concelho.

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas