Presidência de Proximidade na Freguesia da Silveira

06.03.2017

Realizou-se no dia 3 de março a visita do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, à Freguesia da Silveira, na continuidade do trabalho de proximidade que tem vindo a ser realizado em todo o concelho.

Neste âmbito, o presidente da Câmara Municipal realizou atendimento a 5 munícipes, na sede da junta de freguesia, onde foram abordados temas ligados ao Associativismo, Urbanismo e Proteção Civil. Além dos atendimentos realizados aos munícipes, Carlos Bernardes reuniu com o executivo da junta, onde foram debatidos alguns assuntos de importância para a freguesia.

Já no período da tarde o presidente da Câmara, acompanhado pelo executivo da junta de freguesia, visitou os Viveiros da Silveira guiado pelo próprio fundador do grupo, Raul Patrocínio Duarte. A história da empresa remonta a 1983, quando Raul Patrocínio Duarte fez nascer a empresa Hortícola do Oeste. Esta mostrou-se uma aposta ganha, após ter verificado que a agricultura na zona Oeste tinha uma realidade muito diferente da praticada em países como Holanda, Israel, Dinamarca ou França. As visitas a campos experimentais no estrangeiro impulsionaram uma nova visão do que poderia ser o futuro da agricultura no Oeste e no país. Foi neste contexto que surge a empresa Hortícola do Oeste, empresa que comercializa fatores de produção e disponibiliza assistência técnica aos seus clientes, fundamentalmente na aplicação de produtos fitofarmacêuticos. A investigação e o desenvolvimento foram sempre bandeiras da empresa. O estudo de novas técnicas através de campos de ensaio e demonstração, a construção das primeiras estufas totalmente automatizadas apresentadas na região com produção em sistema de hidroponia em fibra de coco, controlo ambiental e climatização, serviram mesmo de modelo para a normalização em termos de legislação. Em 2002, a Hortícola do Oeste adquiriu a maioria do capital dos Viveiros da Silveira Ld.ª, empresa também fundada por Raul Duarte. No início de 2010, A Hortícola do Oeste e os Viveiros da Silveira dão lugar ao grupo Raul Patrocínio Duarte S.A.
O grupo conta atualmente com 40 colaboradores distribuídos por três instalações: a área de produção; a área de comercialização e a Delegação Norte e encontra-se na fase final de modernização total dos viveiros, um investimento contínuo que, nos últimos cinco anos, levou a um investimento de 3 milhões de euros, através de projetos que dotaram os viveiros de mecanismos tecnológicos que permitem um consumo sustentável de água e energia.

Seguiu-se a visita às instalações da empresa Nortenho, Produtos Alimentares Ldª, de António Soares, com sede atual na Cerca - Silveira. Esta empresa conta atualmente com 33 colaboradores e cerca de 3800 referências de produtos comercializados, abastecendo uma área que passa pela Amadora, Malveira, Mafra, Carregado, Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha. Exporta ainda para 3 países, sendo a Holanda o principal cliente. Esperam, a partir de junho, inaugurar o novo espaço comercial na Zona Industrial da Paul, que lhes permitirá passar a ter entre 12 mil e 15 mil referências de produtos, um cais para carregamentos com mais de 400 m e alargar o número de países para exportação.

A próxima freguesia a receber a visita do presidente da Câmara Municipal é a Freguesia de São Pedro da Cadeira, no dia 17 de março. Os interessados devem realizar marcação prévia, pelo e-mail gap@cm-tvedras.pt ou pelos tlfs.: 261 310 419/450.

Última atualização: 12.03.2019 - 18:16 horas