Presidente da Câmara Municipal apresentou propostas em reunião da rede CIVITAS

08.03.2016

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, esteve presente na reunião do comité consultivo político da rede CIVITAS, que se realizou nos dias 3 e 4 de março, em Umeå (Suécia).

Recorde-se que a rede CIVITAS é um conjunto de redes de autoridades locais promovidas pela União Europeia, empenhadas em aplicar estratégias integradas para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e sustentável.

O presidente da Câmara Municipal integra o referido comité, o qual se constitui como um pequeno grupo de líderes políticos que atua como grupo de acompanhamento da iniciativa.

As principais atividades dos membros desse comité são: elaborar recomendações políticas; reforçar a ligação entre a Comunidade Europeia e a rede de cidades CIVITAS, bem como com as redes nacionais e regionais CIVINET; escolher a cidade anfitriã para a conferência anual respetiva; integrar as atividades-chave da rede CIVITAS, tais como análises interpares e grupos de trabalho temáticos; e assegurar e reforçar a participação de políticos locais de cidades CIVITAS nas atividades da rede.

Na referida reunião efetuou-se um ponto de situação sobre a atividade que a rede CIVITAS tem desenvolvido, tendo ainda se refletido sobre o futuro da mesma.

Na ocasião Carlos Bernardes apresentou um conjunto de propostas relacionadas com “O Novo Paradigma da Mobilidade nas Cidades”, das quais se destacam algumas: a promoção de políticas de mudança comportamental do cidadão relativamente às opções de mobilidade, ou seja, soluções de partilha em vez de soluções de posse/propriedade, bem como do centramento das políticas de mobilidade nas reais necessidades de mobilidade do cidadão; a promoção de uma estratégia de comunicação e sensibilização direcionada ao cidadão para a tomada de consciência da necessidade de redução das emissões de CO2; a distribuição de pequenos volumes de mercadorias ao comércio e serviços com o apoio de scooters e bicicletas elétricas; a criação de uma plataforma eletrónica para monitorização da mobilidade urbana nas cidades; a promoção da efetiva aplicação do quadro legal nacional e europeu de suporte às políticas de mobilidade sustentável inclusiva, ao nível do desenho urbano; e a promoção de formação específica de inclusão e sustentabilidade junto do corpo técnico de planeadores e decisores das cidades na área da mobilidade.

Mais informação sobre a rede CIVITAS pode ser consultada no respetivo site.

Última atualização: 09.03.2020 - 13:37 horas