Presidente da República visitou Centro de Apoio Social de Runa

20.12.2016

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem as instalações do Centro de Apoio Social de Runa (CAS Runa), a convite do Ministério da Defesa Nacional.

O Centro de Apoio Social de Runa (antigo Lar dos Veteranos Militares), atualmente sob a jurisdição do Ministério da Defesa Nacional, através do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, foi mandado construir pela Princesa Maria Francisca Benedita e inaugurado em 1827 com o objetivo de assistir veteranos militares. Quase duzentos anos passados, o CAS Runa presta apoio social a utentes militares, mas também à comunidade, com respostas ao nível de estrutura residencial, alojamento temporário, serviço de restauração, posto médico e Gabinete de Apoio Social.
A visita do Presidente da República a esta instituição foi, segundo o próprio, “simbólica a vários termos. Em primeiro lugar pela sintonia total, em termos institucionais, entre o Presidente da República e o Ministro da Defesa Nacional. Em segundo lugar, de apreço pelo papel singular das Forças Armadas no passado, presente e futuro do País. Em terceiro lugar, pela compreensão de que esse papel deve ser partilhado por toda a comunidade e possui uma forte componente social.” Segundo Marcelo Rebelo de Sousa “quem dedica a sua vida às Forças Armadas, o que significa ao serviço do seu país, merece aquilo em que se traduz esta instituição. Merece que o seu país os apoie numa fase mais sensível da vida.”
O Presidente da República sublinhou ainda o peso histórico desta instituição, a visão “sublime” da sua fundadora, falou do espírito de família que se vive nesta época e agradeceu a todos os militares e civis que ali trabalham.
Presente esteve também o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, a quem o Presidente da República agradeceu pelo apoio prestado ao CAS Runa, reforçando a ideia de que “nunca se pode separar o papel das Forças Armadas do social, do local, do municipal. Essa integração é crucial.” Carlos Bernardes entregou ao Presidente da República a oferta de Natal 2016 da Câmara Municipal de Torres Vedras, O Licor Linhas de Torres Vedras.

Última atualização: 04.10.2019 - 16:53 horas