Primeiras eleições autárquicas após a "Revolução dos Cravos" foram comemoradas

14.12.2016

Os 40 anos de Poder Local democrático no concelho foram comemorados com um jantar celebrativo que teve lugar no dia 12 de dezembro no átrio do edifício da Câmara Municipal.

Para o mesmo foram convidados eleitos no primeiro sufrágio autárquico realizado após a “Revolução dos Cravos”, para além dos membros da comissão municipal constituída para assinalar a efeméride, do executivo municipal, da assembleia municipal e os presidentes das juntas de freguesia.

A abrir a cerimónia discursou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que na sua intervenção referiu que “comemorar hoje a data das primeiras eleições locais democráticas, é assinalar o verdadeiro início do desenvolvimento do nosso concelho. Naturalmente, que sem o 25 de abril de 1974, não seria possível acontecer o 12 de dezembro de 1976 mas também entendo não ser menos verdade que a inexistência do 12 de dezembro impossibilitaria que, em grande medida se cumprisse parte significativa da revolução de abril. É este o conceito que temos do papel fundamental que os autarcas têm tido para a consolidação da nossa democracia e do progresso do nosso país”.

De seguida usou da palavra o primeiro presidente da Câmara Municipal eleito após o 25 de abril e atual presidente da Assembleia Municipal, Alberto Avelino, que recordou os já longínquos tempos dos seus primeiros mandatos autárquicos, nomeadamente as dificuldades do trabalho do Poder Local na altura.

Da Comissão de Honra para a evocação dos 40 anos do Poder Local Democrático em Torres Vedras e em representação das autarcas do concelho discursou seguidamente Conceição Calhamar.

Uma atuação dos Sm@rts Sounds antecedeu uma intervenção do secretário de estado das Autarquias Locais e anterior presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, que teve como tema os “Novos Desafios do Poder Local”. Nela relembrou que a missão dos autarcas é servir os territórios e as pessoas que nele habitam, bem como a situação incomparável dos mesmos nos dias de hoje em relação a 1976. Da execução de acessos e equipamentos, as autarquias passaram posteriormente para a fase da criação de serviços, encarando hoje, segundo Carlos Miguel, novos desafios relacionados com a competitividade dos territórios, de forma a torná-los atrativos para as empresas e as pessoas. Aumentar as competências para as autarquias com o respetivo acréscimo de verbas é uma política que o atual governo pretende trilhar, segundo o governante, que revelou ainda que o próximo Orçamento de Estado vai trazer consigo um aumento de verbas para o Poder Local.

A cerimónia chegou ao seu término com a entrega de diplomas a autarcas eleitos no escrutínio de 12 de dezembro de 1976: José António Ferreira, André Barreira Pascácio, José Maria, Tiago Rodrigues de Sousa,  José Joaquim dos Anjos, Vítor Manuel Marques Fontes (A dos Cunhados), Alberto Jerónimo Tomás, José Anastácio (Campelos), António Manuel Vieira Monteiro (S. Domingos de Carmões), António Alexandre Leal Bonifácio, José Júlio Francisco, Isabel Maria Prior Pinheiro, José Rodrigues (Carvoeira), Álvaro Ângelo Martelo de Oliveira (Dois Portos), José Avelino Gomes, José Armindo Maia (Freiria), João Manuel Rodrigues da Silva, Henrique Sérgio Gregório, Mário Rui Pereira Inácio, Delfim José de Barros Dias (Matacães), José Augusto Clemente de Carvalho, Mário Fernando Henriques do Carmo, Acácio Gil da Costa Franco, Pedro Domingos Jorge (Maxial), José António Gonçalves Brás, Faustino António Nunes, Fernando José André (Monte Redondo), Jacinto Maria Sarreira da Silva, Matias Pereira, Daniel Henrique Filipe (Ponte do Rol), António Joaquim do Espírito Santo, Orlando Faria Guerra Esteves, Artur Filipe Ferreira, Abílio Manuel Carreira dos Santos, José Rodrigues Cosme Franco, Viriato Pereira Passiano (Ramalhal), Firmino António Rosa dos Santos, José António do Vale Paulos, Augusto Ramalho Veiga (Runa), Rui da Silva, Eurico Augusto Alves da Cruz (Santa Maria do Castelo e S. Miguel), João Antunes dos Santos Póvoa, Germano Alves (S. Pedro da Cadeira), João António Flores Nunes da Cunha, Maria da Conceição Anão Queimado Ribeiro Calhamar, Maria Ermelinda Avelino (S. Pedro e Santiago), José Marcelino Gomes Alves, Maximino Ramos, José Alfredo Alves Carregueiro (Silveira), Manuel Fernando Silva Pinto, Salvador Manuel Elias Passos, Carlos Manuel Franco Martins, Carlos Daniel dos Reis Policarpo (Turcifal), António Pedro, Armindo dos Santos (Ventosa), António Faustino da Silva, António Martins Bento, José Elias Esteves, Joaquim José Vidal Severino, Manuel Paulo dos Santos, Maria do Espírito Santo Simão Miranda, Joaquim Manuel Jorge Moedas Duarte (Assembleia Municipal), Alberto Manuel Avelino, João Francisco Ribeiro Correia e Francisco Manuel Costa Fernandes (Câmara Municipal).

Última atualização: 04.10.2019 - 17:11 horas