Primeiro compostor comunitário do Concelho instalado em Santa Cruz

09.12.2019

Fotografia da inauguração do Compostim

O primeiro compostor comunitário do concelho de Torres Vedras foi inaugurado na passada sexta-feira, 6 de dezembro. Instalado numa área residencial na Rua General Humberto Delgado, em Santa Cruz, este compostor integra o projeto-piloto “Compostim”.

Este projeto visa aliar a compostagem à valorização do espaço público, através da criação de um jardim de plantas comestíveis na envolvência do compostor. O composto gerado pode depois ser utilizado pelos participantes na fertilização de plantas em vasos ou canteiros e no próprio jardim comunitário.

O “Compostim” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Junta de Freguesia da Silveira e os promotores do projeto Tânia Carvalho e Miguel Contreras. O objetivo passa por sensibilizar e educar a comunidade para a gestão sustentável dos resíduos orgânicos e para a importância e potencial dos sistemas agroflorestais em contexto urbano.

Conta para já com a participação de duas famílias, que ali irão depositar os seus resíduos orgânicos, sendo apoiadas pelos promotores do projeto em parceria com a Junta de Freguesia da Silveira. Os interessados em integrar este projeto ou em desenvolver um projeto semelhante na sua zona de residência devem contactar a Câmara Municipal de Torres Vedras através do e-mail gvr@cm-tvedras.pt ou do telefone 261 320 730.

Recorde-se que o Município conta também com o projeto “Compostar é valorizar”, no âmbito do qual são promovidas ações de formação sobre compostagem e entregues compostores aos participantes.

Última atualização: 09.12.2019 - 19:19 horas