Torres Vedras

Professores de Educação Física trabalham com o primeiro ciclo

28.01.2021

Um pouco por todo o mundo, o ano de 2020 ficou marcado por várias transformações no sistema educativo. Mas nem tudo foi mau nem resultou necessariamente da pandemia. Em Torres Vedras, os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico passaram a contar com mais um professor, que auxilia o professor titular da turma a lecionar e avaliar as competências de Expressão Físico-Motora.

Desta forma, as turmas passaram a ser acompanhadas por um professor de Educação Física uma vez por semana. Ao longo de uma hora, o trabalho em torno da Expressão Físico-Motora procura melhorar a aptidão física das crianças, fomentando a prática de atividades físicas e desportivas tanto na escola, como na vida lá fora. No horizonte está a aquisição de competências motoras básicas, a par da prevenção do sedentarismo e da adoção de estilos de vida saudáveis.

A falta de pré-requisitos motores dos alunos que chegam aos restantes níveis do Ensino Básico e até ao Ensino Secundário é um dos problemas identificados pelos professores de Educação Física dos seguintes níveis de ensino. Em Torres Vedras, a resposta a este diagnóstico passou por dar mais relevância à Educação Física no plano curricular.

Os alunos contam agora com professores de Educação Física para trabalhar as competências de Expressão Físico-Motora previstas nas Orientações Programáticas para o primeiro ciclo do Ensino Básico, a que se alia, ainda, o trabalho desenvolvido pelos professores das atividades físicas e desportivas das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

No caso do 3º e 4º ano, o projeto pretende dar resposta à impossibilidade de praticar natação que resulta da atual situação de pandemia, pelo que o projeto de coadjuvação estará em vigor até que seja possível retomar aquela atividade.



Rita Santos

Última atualização: 08.04.2021 - 09:17 horas
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