Professores do Concelho participaram em formação sobre Literacia do Oceano no ensino
06.12.2021

No âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, decorreu a ação de formação para professores “Incorporar a Literacia do Oceano na Escola: ondas de mudança nas práticas experimentais”, durante os meses de outubro e novembro. Esta formação teve o apoio técnico do MARE e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e foi acreditada pela Ordem dos Biólogos.
A formação, que contou com 27 docentes, foi constituída por uma componente teórica, uma saída de campo à Praia Azul e terminou com uma sessão prática no laboratório na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A ação teve como objetivo aumentar a Literacia do Oceano dos docentes do ensino básico e secundário, valorizar a participação dos cidadãos nos processos de gestão do oceano e dos seus recursos, proporcionar ferramentas teóricas e práticas para o ensino da Biologia, enquadradas nas temáticas da Literacia do Oceano, bem como, promover a capacitação para o desenvolvimento e implementação de atividades práticas e experimentais em contexto escolar.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, financiado pelo EEA Grants através do aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano, é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Este projeto encontra-se a decorrer até dezembro de 2022.
Sobre o EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt