Programa de Actividades do Centro de Educação Ambiental para o ano lectivo 2005/06 chegou ao fim

13.07.2006

O Programa de Actividades do Centro de Educação Ambiental do Parque Verde da Várzea, para o ano lectivo 2005/06, chegou ao fim.
No passado dia 29 de Maio, comemorou-se o Dia Nacional da Energia e, nesse âmbito, foi organizado um Concurso, destinado aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que consistiu na elaboração de trabalhos, mediante a utilização de várias formas de expressão plástica, cuja temática incidiu sobre as Energias Renováveis. Nesta iniciativa participaram 4 grupos da EB 2,3 do Maxial, tendo o trabalho vencedor sido produzido pelos alunos Fábio Leal, Filipe Silva, Jessica Gomes e Mariana Freitas, da turma 6.ºB, que receberam como prémio uma visita ao “Visionarium”.
Integrado no Programa “Dias Verdes”, que foi levado a cabo entre 30 de Maio e 2 de Junho, os alunos dos ATL´s de S. Pedro da Cadeira, S. Mamede da Ventosa, Arneiros e EB1 do Varatojo visitaram vários locais do litoral do concelho, inseridos na “Rede Natura 2000”, mais concretamente as dunas da Praia Azul, da Praia do Seixo e da Praia de Santa Rita. Os “Dias Verdes” pretendem alertar para a necessidade da protecção de habitats e de espécies da Europa, que estão actualmente ameaçadas, e que se podem encontrar nos locais abrangidos por esta Rede.
Já nos passados dias 29 e 30 de Maio, assinalou-se, no Centro de Educação Ambiental, a Green Week, este ano subordinada ao tema “Biodiversidade”. No decorrer desta iniciativa, alunos dos ATL´s de S. Pedro da Cadeira, Assenta, S. Mamede da Ventosa e Arneiros tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão teórica centrada naquela temática e de realizar actividades lúdicas alusivas à mesma.
O Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho) também foi comemorado no Centro de Educação Ambiental, com um Concurso que consistiu na realização de trabalhos alusivos à problemática da poluição daquelas áreas marítimas. Nesta actividade participaram os ATL’s Municipais da Boavista (Silveira), S. Domingos de Carmões, Sobreiro Curvo e Outeiro da Cabeça, tendo esta última instituição recebido o 1.º prémio, que correspondeu a uma visita ao “Oceanário”.
De referir, ainda, que a Escola do 1.º Ciclo do Furadouro e os ATL´s Municipais de S. Pedro da Cadeira, Assenta, Ventosa e Arneiros aderiram ao Projecto “Plantas Aromáticas e Medicinais”, no âmbito do qual foram plantadas, nas instalações daquelas instituições, espécies vegetais com aquelas características, cujo crescimento foi acompanhado pelos técnicos do Centro de Educação Ambiental.
Publicado: 22.04.2013 - 18:10 horas