Programa de monitorização de lixo marinho em praias prossegue

23.11.2016

A Agência Portuguesa do Ambiente por meio das administrações de região hidrográfica e em colaboração com algumas câmaras municipais (Ílhavo, Lagos, Pombal, Póvoa do Varzim e Torres Vedras), capitanias e Associação Bandeira Azul da Europa, está, recorde-se, desde janeiro de 2013 a desenvolver um programa de monitorização do lixo marinho em praias.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal tem acompanhado a equipa de trabalho deste programa desde 2013 nas 4 campanhas anuais que decorrem na praia das Amoeiras. Em 2015 foram realizadas campanhas nesta praia nos dias 13/1 (inverno), 21/4 (primavera), 21/7 (verão) e 2/10 (outono).

As principais conclusões do relatório elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente relativo àquele programa é que os principais itens/resíduos registados a nível nacional são os plásticos nas categorias “Outras peças de plástico ou poliestireno”, “Bocados de plástico/poliestireno 0 – 2,5 cm” e “Corda e cordel (diâmetro < 1 cm)”. No ano de 2015 registou-se um ligeiro decréscimo na quantidade global de itens identificados nas 9 praias do continente monitorizadas. As beatas e cotonetes continuam a ocorrer em quantidades significativas em algumas praias, nomeadamente Fonte da Telha, Amoeiras e Monte Velho.

Última atualização: 28.10.2019 - 18:42 horas