Projeto de Torres Vedras distinguido no Prémio Manuel António da Mota

25.11.2019

A Câmara Municipal recebeu uma menção honrosa no âmbito do Prémio Manuel António da Mota, graças à dinamização do projeto “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”.

Esta distinção foi atribuída ontem, dia 24 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa cerimónia que contou com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes.

De referir que aquele prémio é atribuído anualmente pela Fundação Manuel António da Mota, que instituiu o mesmo de forma a distinguir organizações que se destaquem nos vários domínios da sua atividade.

Nesta sua décima edição, que retomou o tema da anterior, o Prémio Manuel António da Mota abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância desta agenda para o desenvolvimento económico, social e ambiental de Portugal, distinguindo instituições que contribuíram com os seus projetos para os mesmos.

Recorde-se que o projeto “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”, que se enquadra no domínio da Conservação da Natureza, foi composto por um conjunto de 16 ações, apostando numa intervenção integrada de informação e sensibilização junto da comunidade escolar. Foram mais especificamente objetivos deste projeto: sensibilizar a comunidade jovem e escolar para a conservação da natureza e da biodiversidade; aumentar o nível de participação ativa da comunidade jovem e escolar na proteção, restauração e utilização sustentável dos valores naturais classificados, atuando ao nível da mudança de atitudes e comportamentos individuais e coletivos; e transferir conhecimento e disseminar informação para uma melhor conservação, gestão e ordenamento da biodiversidade e dos ecossistemas presentes na Rede Natura 2000. O “Conhecer para Preservar” foi cofinanciado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020 e União Europeia por meio do Fundo de Coesão.

Última atualização: 26.11.2019 - 12:06 horas