Projeto "Ensemble Intercultural - Uníssono"

19.04.2023

Imagem relativa ao projeto

O projeto “Ensemble Intercultural – Uníssono” permitiu promover a aproximação entre culturas e tradições de diferentes comunidades migrantes, existentes no Concelho, por meio da música, dança e poesia.

Promovido pelo Município, em parceria com a associação Musicálareira, este projeto decorreu ao longo de dois anos, por meio de sessões semanais realizadas no Espaço Cultural Porta 5. Nesses encontros foram recolhidos diversos conteúdos/contributos associados aos países de origem dos participantes (Nepal, Ucrânia, Moldávia, Israel, França, Grécia, Bulgária e Portugal), os quais foram adaptados para a elaboração de uma composição final, a qual está disponível em forma de vídeo no Youtube.

Neste artigo dá-se a conhecer depoimentos de alguns dos rostos do projeto “Ensemble Intercultural – Uníssono”.

Rita Abreu, Município de Torres Vedras

“O projeto "Ensemble Intercultural – Uníssono" integrou o Plano Municipal para a Integração de Migrantes, promovido pelo Município de Torres Vedras e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). Esta iniciativa concretizou-se através de vários encontros semanais, envolvendo a música, dança e poesia, associados aos países de origem dos participantes. Permitiu promover a aproximação entre culturas e tradições de diferentes comunidades migrantes existentes no Concelho. É necessário manter estas iniciativas de âmbito cultural, de forma a contribuir para a integração, fomentando a interculturalidade e aceitação social.“

Rúben Monteiro, responsável pela coordenação de todo o processo inerente ao projeto e pela composição e produção das músicas

“O "Ensemble Intercultural – Uníssono" materializa a verdadeira missão da integração de culturas. Mais do que a integração, este projeto permitiu aos participantes uma melhor perceção das diferenças e semelhanças que existem entre culturas, fazendo com que estes se apaixonassem e se envolvessem noutras manifestações culturais que não as suas de origem. Criou-se uma família em torno da dança, da música, da poesia, da criação e da reinvenção a partir de culturas que, ainda que pareçam longe, estão tão perto.”

Niki Paterianaki, representante da cultura grega

“A experiência neste projeto foi uma partilha, uma experiência, um desafio. Reafirmámos a nossa união como seres humanos através da música, da poesia e da dança. Permitiu explorar a minha capacidade de escrever, atrevi-me a cantar e diverti-me a dançar.”

Corina Lozovan, representante da cultura moldava

“A minha participação neste projeto reflete o meu agradecimento pela integração calorosa que tive no concelho de Torres Vedras, principalmente no Externato de Penafirme. Gostei muito de partilhar a história das minhas origens e contribuir para o trabalho de quem concebeu este projeto, para aprendermos com a cultura e as histórias de outras pessoas, fomentando a compreensão e a empatia. Num mundo cada vez mais egocêntrico é importante relembrar a nossa humanidade enquanto seres humanos e o dever que temos enquanto cidadãos - ajudar o outro e criar uma sociedade mais compassiva, onde todos sejam tratados com dignidade e respeito.”

David Bitton Coutinho, representante da cultura israelita

“Foi uma experiência enriquecedora, onde pude expandir os meus horizontes e conhecer novas perspetivas sobre a Arte e Cultura. Agradeço à equipa organizadora pelo cuidado e atenção em casa detalhe. Espero que o programa possa continuar a fortalecer a Cultura em Torres Vedras, e quem sabe noutras cidades. Obrigado por esta oportunidade.”

Irina Omelianska, representante da cultura ucraniana

“Desde criança estive sempre em contacto com a música. Quando cheguei a Portugal não tive a oportunidade de continuar envolvida na música. Com a ajuda do projeto "Ensemble Intercultural" consegui voltar ao ambiente do passado, consegui encher o meu coração e consolar a alma. Este projeto, foi e é interessante, foi gratificante ouvir a música ao vivo de outras nacionalidades, permitiu integrar-me noutras culturas.”

Última atualização: 20.04.2023 - 11:34 horas