Projeto para produção de hidrogénio verde no Concelho foi apresentado

06.11.2023

Um projeto que está a ser desenvolvido no Concelho pela SmartEnergy para a produção de hidrogénio verde, denominado “H2 Sizandro”, foi formalmente apresentado na tarde do dia 24 de outubro, no auditório do CAERO (Centro de Apoio ao Empresário), numa sessão cuja realização contou com o apoio da Agência Investir Torres Vedras.

Prevê-se que em 2025, por meio do “H2 Sizandro”, já esteja a ser produzido hidrogénio verde no território torriense, o que acontecerá com uma capacidade instalada de 5 MW, e mediante a alimentação por um parque fotovoltaico com 7,5 MWp, sendo que o projeto inclui ainda a criação de uma estação de abastecimento de veículos.

O “H2 Sizandro” representa um investimento aproximado de 25 milhões de euros, o qual conta com financiamento assegurado por via de uma candidatura às Agendas Mobilizadoras do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Na sessão de apresentação do projeto “H2 Sizandro” estiveram presentes representantes de diversas entidades, nomeadamente da AP2H2, da Agência Oeste Sustentável, da Toyota Caetano e da Caetano Bus, da PRF, do INEGI, do ISQ, da APICER e de empresas locais de diversos ramos de indústrias intensivas no consumo designadamente de gás natural, como é o caso de cerâmicas de barro vermelho.

Refira-se também a presença na sessão da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que efetuou a abertura da mesma.

De frisar que é política do Município apoiar todos os investimentos que tenham como objetivo atingir o desígnio da descarbonização, como é o caso do “H2 Sizandro”, que se constitui como o primeiro projeto de construção de uma infraestrutura de produção de hidrogénio verde no Concelho.

Última atualização: 07.11.2023 - 11:05 horas