Projeto "Livros com Pernas" está a ser implementado no concelho

29.10.2011

Foi recentemente criado um banco de manuais escolares gratuitos no concelho.

Para este efeito assinou-se um protocolo no dia 27 de outubro, no Edifício dos Paços do Concelho, envolvendo as três comissões sociais interfreguesias do concelho (do Interior, do Litoral e da Cidade), juntas de freguesa do concelho (de A dos Cunhados, da Carvoeira, de S. Domingos de Carmões, de Dois Portos, da Freiria, da Maceira, de Matacães, do Maxial, de Monte Redondo, do Outeiro da Cabeça, da Ponte do Rol, do Ramalhal, de Runa, de Santa Maria do Castelo e S. Miguel, de S. Pedro da Cadeira, de S. Pedro e Santiago, da Silveira, do Turcifal e da Ventosa) e agrupamentos de escolas do concelho (Padre Vítor Melícias, S. Gonçalo, Padre Francisco Soares, Freiria e Maxial).

Designado Livros com Pernas, este projeto foi concebido pelas referidas comissões sociais interfreguesias que contaram nesse âmbito com o apoio da Câmara Municipal, da Casa do Povo de Runa, do Agrupamento de Escolas da Freiria e da Junta da Freguesia de S. Pedro e Santiago.

O projeto destina-se a agregados familiares cujo escalão onde se inserem não inclui apoios ao nível da ação social escolar, pretendendo-se assim auxiliá-los no atual contexto económico desfavorável. As preocupações ambientais estão também obviamente presentes nesta iniciativa. De referir igualmente que é também intenção da mesma fazer chegar os manuais recolhidos sem utilidade de troca concelhia a organizações não governamentais de forma a enviá-los além fronteiras.

Se tem na sua posse manuais escolares (relativos aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico) que já não sejam necessários e pretende colaborar neste projeto, entregue-os numa junta de freguesia aderente ao mesmo.

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas