“Projeto Rios” juntou voluntários na Ribeira da Conquinha

04.10.2021

Fotografia em que se vê um grupo de voluntários junto à Ribeira da Conquinha durante as atividades.

A Ribeira da Conquinha foi alvo de uma ação de voluntariado inserida no “Projeto Rios”, que decorreu no dia 28 de setembro. O Hospital CUF de Torres Vedras adotou um troço daquela Ribeira, levando 19 participantes a participar, desta forma, nas comemorações do Dia Mundial dos Rios e do Dia Nacional da Água (assinalados a 26 de setembro e 1 de outubro).

Durante a saída de campo, os participantes receberam um kit do “Projeto Rios”, com os materiais necessários à identificação da biodiversidade das galerias ripícolas e à medição de parâmetros físico-químicos da água. A ação de voluntariado terminou com uma limpeza de resíduos ao longo das galerias ripícolas desta ribeira.

A ação foi promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a colaboração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e das Águas do Tejo Atlântico.

Em Torres Vedras, o “Projeto Rios” é dinamizado desde 2007, promovendo a participação social na conservação dos espaços fluviais. Coordenado a nível nacional pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o projeto pretende valorizar as linhas de água e implementar uma rede local e nacional através da observação, monitorização ou vigilância, visando a conservação e adoção de diferentes troços de rios.

Última atualização: 04.10.2021 - 18:49 horas