Projeto “Transforming your city” passou por Torres Vedras

08.05.2017

Jovens de vários países europeus estiveram entre os dias 3 e 5 de maio em Torres Vedras a participar no seminário "Transforming your city".

Este integrou-se num projeto afeto ao programa Erasmus+, que é promovido pelo município espanhol de Soria, em conjunto com outros municípios europeus, entre os quais Torres Vedras. Héviz (Hungria), Saint-Omer (França) e Alba Iulia (Roménia) são os restantes.

De fevereiro a maio deste ano decorreram no âmbito do projeto encontros nestas cidades, sob o mote “Workshops transnacionais para favorecer o envolvimento dos jovens nos processos de decisão no que concerne aos projetos de renovação urbana”, tendo Torres Vedras sido a última cidade a acolhê-los. Aqui, os jovens envolvidos no projeto refletiram sobre a renovação urbana da Encosta de S. Vicente e o futuro Centro de Artes e Criatividade.

Para além disso, tiveram oportunidade de conhecer a cidade de forma a tomarem conhecimento do enquadramento deste projeto de regeneração urbana.

Os contributos gerados por meio desta atividade serão compilados num documento.

O projeto “Transforming your city” terá ainda uma ação final em Soria.

De referir que no mesmo está envolvido não apenas o Município, mas também o Conselho Municipal da Juventude.

O espaço Bang, situado na zona de Torres Vedras mais recentemente alvo de uma ação de reabilitação urbana, acolheu na sexta-feira a conferência de imprensa de balanço da ação que decorria desde quarta-feira na cidade.

Na ocasião, a vereadora da Área da Juventude da Câmara Municipal, Ana Umbelino, salientou a pertinência do projeto “Transforming your city”, enquadrando-o no desenvolvimento de competências de participação nos jovens para a construção de uma democracia cada vez mais participativa. Ana Umbelino recordou na ocasião a importância urbana e social que o Centro de Artes e Criatividade terá no futuro de Torres Vedras, para além da sua função de incubação cultural.

Seguidamente vários participantes no projeto deram o seu testemunho.

De referir ainda que marcaram presença nesta conferência de imprensa o presidente e o vice-presidente do Município de Héviz.

Última atualização: 12.03.2019 - 16:22 horas