Projetos e concursos da Fábrica das Histórias em exposição

13.09.2011

Peluches, uma chucha, um capacete, bonecas, um troféu, carrinhos, um cachecol do clube favorito ... criaram um “museu” particular infantil coletivo na Casa Jaime Umbelino.

Este “museu” resultou de um desafio lançado pelo projeto municipal Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino à comunidade escolar denominado O Museu Imaginado, ao qual responderam a Escola Básica Integrada Padre Vitor Melicias e a Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo.

Para além deste desafio, aquele projeto lançou outros quando iniciou a sua atividade, em janeiro deste ano.

Um desses foi o De Mala Aviada, que propôs, também à comunidade escolar, a criação de projetos de azulejos de uma caixa imaginária que teria caído ao chão, sendo que todos os trabalhos deviam ter como tema: “bichos”. A esta atividade responderam, por seu lado, a Escola Secundária de Henriques Nogueira, as escolas básicas do 1.º ciclo do Sobreiro Curvo, de A dos Cunhados e da Maceira, o Jardim de Infância da Póvoa de Penafirme e a Escola Básica Integrada Padre Vitor Melicias.

Ainda outro desafio lançado pela Fábrica das Histórias, mas para criadores, foi o Uma parede branca, que consistiu na apresentação de propostas de intervenção artística para a fachada da referida casa. O trabalho escolhido foi o de Marta Pereira, que será entretanto implementado.

Além destes desafios, a Fábrica das Histórias lançou dois concursos.

Um desses, proposto à comunidade escolar, visou criar a sua mascote, tendo como base a imagem de “ratos, ratinhos e ratões, arganazes e leirões, gulosos e brincalhões”. Nesta iniciativa foi vencedor o aluno António Ramiro da Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo.

Outro concurso dinamizado pela Fábrica das Histórias, mas para toda a comunidade, foi o Árvores com histórias lá dentro. O objeto dos trabalhos desta iniciativa foi a árvore, um elemento bastante presente no universo da infância. Os mesmos consistiram em fotografias a que se associaram textos respetivos. A vencedora desta atividade foi a professora Beatriz Costa da Escola Secundária de Henriques Nogueira, tendo Soraia Coelho, aluna também deste estabelecimento de ensino, recebido uma menção honrosa.

O resultado de todas estas atividades esteve em exposição na Casa Jaime Umbelino entre os dias 6 de junho e 12 de setembro.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas